Trablogggggggggggggggggg

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 19 de junho de 2015
 Passo 1
Inicia-se considerando as instalações hidráulicas denominadas de instalações de recalque representadas pelas fotos a seguir:
 


Define-se instalação de recalque toda a instalação hidráulica que transporta o fluido de uma cota inferior para uma cota superior e onde o escoamento é
viabilizado pela presença de uma bomba hidráulica, que é um dispositivo projetado para fornecer energia aofluido, que ao ser considerada por unidade do fluido é denominada de carga manométrica da bomba (HB).
Uma instalação de recalque é dividida em:
tubulação de sucção = tubulação antes da bomba;
tubulação de recalque = tubulação após a bomba.
A partir deste ponto, pelo fato do projeto ser considerado a essência da engenharia estabelece-se um estudo que possibilitará a compreensão do
desenvolvimentodo projeto de uma instalação hidráulica básica, ou seja, daquela que apresenta somente uma entrada e uma saída.
Neste tipo de projeto, geralmente deseja-se:
dimensionar as tubulações;
especificar a bomba com seu ponto de trabalho;
especificar a reserva contra a cavitação;
especificar o consumo de potência.
Para se pensar em iniciar o projeto, deve-se ter os conceitos de vazão, já que estarepresenta uns dos dados iniciais de projeto.

Passo 2





Deste modo que o desenho descreve mostra a captação da agua e também mostra como diminuir a preção caso o edifício seja muito alto teremos que coloca hum redutor de pressão para que não tenha risco ou estouro, vazamentos de agua pelo apartamento
Passo 3
E claro que para o determinado edifício a sua bomba hidráulica terá que suporta hum pesoenorme pois a distribuição de agua em hum edifício grande gastara uma bomba que encaixe nos parâmetros do edifício pois a vários problemas para a distribuição de agua pois teremos que coloca hum reservatório bom para que possa a distribuição em todos apartamentos sem falta de agua necessita de uma caixa de agua grande ou duas dependendo do edifício termos que olha a pressão que será distribuídaem cada apartamento e colocar redutores de pressão para prevenir estouros de encanações ou vazamentos de agua .
Quando uma força é aplicada sobre uma área, ocorre o que chamamos de pressão.
Conclusão
A pressão que a água exerce sob uma superfície qualquer só depende da altura do nível da água até essa superfície. É o mesmo que dizer: A pressão não depende do volume de água contido em um tubo, esim da altura.
Níveis iguais, geram pressões iguais. A pressão não depende da forma no recipiente.
Dentro do sistema de abastecimento e da instalação predial a água exerce uma força sobre as paredes das tubulações. A esta força damos o nome de “pressão”. Nos prédios, o que ocorre com a pressão exercida pela água nos diversos pontos das tubulações, Isto é: a pressão só depende da altura do nível daágua, desde um ponto qualquer da tubulação até o nível da água do reservatório. Quanto maior for a altura, maior será a pressão. Se diminuirmos a altura, a pressão diminui. No esquema abaixo, vimos que a pressão no ponto C é maior que em A, pois ali a altura da coluna da água é maior que a coluna do ponto A.


Pressão estática, dinâmica e de serviço
Nas instalações prediais, devemos considerartrês tipos de pressão:
Pressão estática, pressão dinâmica e pressão de serviço


Pressão estática:
Pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. O seu valor é medido pela altura que existe entre, por exemplo, o chuveiro e o nível da água no reservatório superior. Se for instalado um manômetro no ponto do chuveiro e a altura até o nível da água no reservatório for de 4 metros, omanômetro marcará 4 m.c.a.

Com relação a pressão estática, a norma NBR5626 de instalações prediais de água fria, diz o seguinte:
Em uma instalação predial de água fria, em qualquer ponto, a pressão estática máxima não deve ultrapassar 40m.c.a.(metros de coluna d’água).
Isto significa que a diferença entre a altura do reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação predial não deve ser maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!