Trablho de serviço social

Páginas: 4 (990 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, àcultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.(Artigo 227 da Constituição)


A história das crianças abandonadas no Brasil começa por volta de 1550, pouco depois da colonização, quando chegaram os primeirosórfãos vindos de Portugal que eram denominadas pelos juízes como desvalidas, nome que quer dizer desprotegido e sem valor (LEITE, 2001), hoje não seria politicamente correto o dizer que nossas crianças eadolescentes que se encontram em situação de abandono são “desvalidas” ou sem “valor”, no entanto podemos sentir que o tratamento social das mesmas está inserido em um contexto onde não se fala mais setrata as crianças e adolescentes em situação de rua como desvalidas e sem valor.
A sociedade muitas vezes não as vê como crianças e adolescentes e sim como ameaçassociais. Como desvalidas e sem valor. A sociedade muitas vezes não as vê como crianças e adolescentes e sim como ameaças sociais. como desvalidas e sem valor. A sociedade muitas vezes não as vê comocrianças e adolescentes e sim como ameaças sociais.
Em 1900, a ideologia a “cura pelo trabalho” começa a ser difundida, o trabalho seria o grande motor do progresso nacional.Segundo Vargas a salvação nacional viria pelo trabalho, inclusive juvenil. Em 1940 é criado o Serviço de Assistência aos Menores (SAM), que não consegue cumprir seus objetivos e passou a ser conhecidocomo internato dos horrores. As crianças e Adolescentes em situação de abandono sentiam a crueldade, a perversidade do pai (Governo) que supostamente as acolhia.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço social na era dos serviços.
  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!