Trablho De Corrup O

2986 palavras 12 páginas
Corrupção no Brasil
A corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infra-estrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica. Na prática a corrupção ocorre por meio de desvio de recursos dos orçamentos públicos da União, dos Estados e dos Municípios destinados à aplicação na saúde, na educação, na Previdência e em programas sociais e de infra-estrutura que, entretanto, são desviados para financiar campanhas eleitorais, corromper funcionários públicos ou mesmo para contas bancárias pessoais no exterior.
Corrupção na Polícia
O acordo entre policias e traficantes que existe em muitas favelas do Rio de Janeiro é simples de entender. Para não serem presos e para manter o comércio de drogas, os criminosos precisam pagar propina aos policiais. A quantia é normalmente uma porcentagem do dinheiro obtido com a venda de drogas, ou um valor fixo mensal acertado entre eles.
Já as milícias são grupos criminosos formados por policiais, bombeiros, vigilantes, agentes penitenciários e militares, fora de serviço ou na ativa, muitos deles também moradores das comunidades. O fenômeno é coordenado por agentes de segurança pública, políticos e até líderes comunitários. Essas milícias passaram a empregar a estrutura do Estado como base para suas ocupações criminosas.
O objetivo das milícias é conseguir dinheiro. Para isso elas enfrentam traficantes ou negociam com eles. Dizem oferecer segurança aos moradores em troca de pagamento. Além de cobrar tributos, os milicianos controlam o fornecimento de muitos serviços, incluindo a venda de gás, a eletricidade e alguns sistemas de transporte privado. Também providenciam a instalação de sinais clandestinos de televisão a cabo.
Mais de 200 favelas estão sob o controle de milícias, que supostamente estariam oferecendo segurança aos

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas