Trablaho sobre letramento e alfabetização

2870 palavras 12 páginas
RELATÓRIO DE ATIVIDADES SOBRE AS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA LETRAMENTO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sobre orientação do professor- tutor á distância Adalgisa Bergamin Diples do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp.

Entrega em 14 á 18 de setembro de 2012

Pindamonhangaba
2012

“O que significa estar alfabetizado”.

Estar alfabetizado consiste então no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, estar alfabetizado é um processo que não se resume apenas na aquisição das habilidades mecânicas de codificar e decodificar o ato de ler, mas sim também na capacidade de interpretar, compreender, criticar resignificar e produzir conhecimento.
Estar alfabetizado deve envolver também outras formas de compreensão e de uso da linguagem de uma maneira geral.
Estar plenamente alfabetizado é ser capaz do intelecto, mas sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita.
Pode-se afirmar que alfabetização não se resume em apenas um ano letivo; é um processo bem extenso que compreende desde a entrada na escola até a plena habilidade nas diversas formas de expressão da língua.
Mas, contudo, deve ser vista como um processo de suma importância, no qual o aluno aprende a ler e escrever, mas não só a isso, aprende, principalmente, a buscar conhecimento de forma autônoma.

Podemos dizer então que estar alfabetizado é um processo que vai muito além da aquisição dos códigos, e atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas a escrita; mas sim compreender diferentes tipos de textos e possuir um repertório de procedimento e habilidades para relacioná-las em um campo social determinado.

“Estar alfabetizado é...”

Estar alfabetizado é segundo Faraco a língua falada e as línguas escritas, e ambas tem suas

Relacionados

  • praticas educativas na eja
    194665 palavras | 779 páginas