trabindvd7periodo

2477 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

O envelhecimento vem sendo um objeto de pesquisa e preocupação em todo o mundo. Diante desse contexto a sociedade constrói a imagem da velhice como uma dependência e incapacidade de realizar ou projetar sozinha sua vida. Vários setores se preocupam com esse processo que é lento e que leva o idoso à perda de contato social e de sua própria identidade.
A transformação social hoje acontece de forma em que o idoso se empenha em desenvolver ou engajar-se a um grupo para não sentir-se excluído, isso faz com que ele adquira um novo conceito de envelhecer com qualidade.
Pesquisas realizadas no ano de 2000, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluíram que as pessoas vivem o maior período de suas vidas na chamada terceira idade e não mais como crianças, jovens ou adultos. A ONU (Organizações das Nações Unidas) prevê para o ano de 2050 um percentual maior de idosos na população mundial do que de crianças abaixo de 14 anos.

A melhoria da educação, saúde e a criação de programas sociais tiveram como resposta o aumento da expectativa de vida e em consequência disto à população de idosos aumentou. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2050, a população idosa será aproximadamente de 1,9 bilhão de pessoas.
Envelhecer é um processo natural do homem, segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS, 1993) envelhecer é:

Um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente e, portanto aumente sua possibilidade de morte.
O Brasil caminha gradativamente, para o envelhecimento da sua população. Já não apresenta, mais, um perfil demográfico de um país jovem. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), censo 2010, 9,4% da população brasileira são idosa.·.

PROBLEMA

A razão básica para o desenvolvimento deste

Relacionados