Trabeletrotecnica

1056 palavras 5 páginas
Energia nuclear
A energia nuclear ou termonuclear, utiliza-se da energia liberada em uma reação nuclear para gerar energia elétrica. Alguns elementos químicos realização reações nucleares espontaneamente, outros como os citados acima precisam passar por um processo para que a reação ocorra. Os elementos químicos preferidos para o processo são o plutônio e o urânio, eles não reagem espontaneamente e geram uma quantidade de energia grande o suficiente para que o processo seja viável. Entre os dois o urânio é preferível.
Princípio de funcionamento
Existem duas técnicas para aproveitar a energia termonuclear e utiliza-la para geração de energia elétrica. A primeira é a fissão nuclear, onde um nêutron com um átomo de um elemento e é absorvido por este. Por conta deste nêutron extra o átomo é levado a um nível de energia maior que o normal e se fragmenta. Essa fragmentação libera energia e outros nêutrons, que colidem com outros átomos criando uma reação em cadeia.
A segunda técnica é a fusão nuclear que ainda não foi completamente dominada. A fusão nuclear, diferente da fissão, a fusão junta nêutrons e átomos de um elemento para criar um diferente. A técnica produz menos resquícios radioativos que a fissão nuclear. Atualmente o processo não é viável, gera a mesma energia que é gasta para produzi-la, apesar disso existe forte investimento nessa técnica. Uma das maneiras de começar uma fusão (e a maneira utilizada pelos cientistas para conseguirem pela primeira vez) foi comprimir o hidrogênio e aquecê-lo a 100 milhões de graus Celsius. A pressão da compressão vence a elasticidade elétrica entre os átomos e produz partículas alfas, que são núcleos de átomos de hélio, que por sua vez aqueceram ainda mais o combustível, dando origem a mais reações.
O calor gerado por esses métodos aquece a água de um reator que é transformada em vapor e usada para movimentar turbinas para a geração de energia elétrica.

Vantagens e Desvantagens
As principais vantagens da energia

Relacionados