Trabecofinal

543 palavras 3 páginas
Análise Do Caso Proposto: Criação De Um Banco De Varejo Por Uma Grande Rede De Supermercados Ou Entrada No Processo De Privatização Do Banespa

Para podermos entender a situação de uma grande rede de supermercados analisamos os balanços da rede Pão de Açúcar S/A. A análise completa feita sobre esta empresa se encontra em anexo, juntamente aos seu balanço e demonstração de resultado. Notamos que no atual contexto econômico a rede se encontra em situação mediana, isto é, com índices de média 5; exceto o endividamento, giro, margem e rentabilidade que têm nota razoável, 6.
Analisamos os balanços do Banco Banespa, também em anexo, e constatamos que a instituição financeira não vai muito bem, com índices fracos, com exceção dos custos. Está sendo feito um esforço para que sua estrutura de custos e outras em geral seja diminuída, tendo em vista a solidificação do banco. Houve um prejuízo no primeiro semestre, já que as dívidas do governo estadual não estão mais computadas em seu balanço. Com a renegociação da dívida deste governo com o federal, será possível ver a estrutura real do Banespa. Portanto, é notável que a instituição está completamente mal administrada e com possíveis perigos de falência.
Entrar em uma privatização desse porte em 1999 ou 2000 seria demasiadamente “pesado”, mesmo para uma rede de supermercados do porte do Pão de Açúcar. Mesmo com os pagamentos que seriam feitos pelo estado, por exemplo, pagamentos de salários atrasados ou em andamento no judiciário, reestruturar um banco do porte do Banespa seria difícil e levaria tempo para adequá-lo aos parâmetros ideais e necessários aos serviços do banco.
Devido às margens apertadas e o giro caindo é difícil para a empresa criar um banco de varejo, ainda mais que a previsão é de recessão para o ano que vem. Este investimento é de maneira geral muito alto no momento e talvez em épocas futuras seja uma boa opção aplicação, já que os clientes do supermercado serão também do banco; seriam dois lucros

Relacionados