trabdireit

1178 palavras 5 páginas
Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
Além de eliminar resíduos e líquidos do organismo, os rins executam outras funções importantes: Regulam a água do organismo e outros elementos químicos do sangue como o sódio, o potássio, o fósforo e o cálcio
Eliminam medicamentos e toxinas introduzidos no organismo
Liberam hormônios no sangue. Esses hormônios:
- regulam a pressão sangüínea
- fabricam células vermelhas do sangue
- fortalecem os ossos
Insuficiência renal aguda (IRA) é definida como perda rápida da função renal, com azotemia (elevação de uréia e creatinina). Existem mais de 35 definições na literatura.
Lesão Renal Aguda tem sido proposta em substituição a IRA por ser mais amplo.
Abrange desde pequenas alterações na função renal até mudanças que necessitam de terapia de substituição renal (TSR).
Epidemiologia
A IRA é uma complicação em cerca de 5% das hospitalizações e até 30% das internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Necrose Tubular Aguda (NTA) é responsável por mais de 50% da IRA em pacientes hospitalizados e mais de 76% dos casos nos pacientes em UTI, sendo sepse a condição mais comumente associada. A prevalência de IRA varia de acordo com os valores de creatinina utilizados no diagnóstico em cada estudo e tem importante impacto na mortalidade.
A incidência de IRA aumenta com a idade, sendo 3,5 vezes maior nos pacientes acima de 70 anos.
Insuficiência renal pré-renal (causas)
1- Hipovolemia: hemorragias, perdas gastrointestinais, terceiro espaço, queimaduras, sobrecarga de diuréticos, febre.
2- Diminuição do débito cardíaco: arritmias, insuficiência cardíaca congestiva, infarto agudo do miocárdio, tamponamento pericárdico.
3- Vasodilatação periférica: choque anafilático, bacteremia e

Relacionados