Trabanho Indigena

333 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Facudade Interdiciplinar em Humanidade

Relatorio do seminario

Diamantina - 2014

A Questão Indígena
Gostei deste trabanho pois são questoes que acontece todos os dia e não paramos para analisar e tentar ajudar, por mais que ouvimos falar destes problemas não nos damos conta da nossa responsabilidade, como seres humanos, e que muintas das vezes estes indios estão lutando por algo que também beneficiária a todos nos.O que ficou de mais marcante para mim foi o assunto da USINA BELO MONTE.
Belo Monte é uma usina que está sendo construida em Vitoria do Xingu, no sudoeste do Pará. Enquanto o governo afirma que ela é essencial para garantir o fornecimento de energia para o país, ambientalistas denunciam enormes impactos socioambientais. Entre os argumentos estão o desmatamento da Amazônia e o desalojamento de mais de 20 mil pessoas. Quando estiver pronta previsão para 2015 , será a terceira maior hidrelétrica do mundo, só perdendo para a chinesa Três Gargantas e para a brasileiro-paraguaia Itaipu. Uma perguntafeita feita pelo grupo foi neste trabalho foi : Qual será o impacto ecológico da usina Belo Monte? Com sertesa serão seram muitos como, desmatamento, seca e alagamento. O projeto de Belo Monte, que prevê a barragem do rio Xingu, é um dos maiores empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras começaram em março de 2011, mas a intenção de construí -la é antiga: o projeto é da década de 1980 e, desde então, é marcado por protestos que tentam barrar sua construção.
Alem disso os indios não se vem amparados pois a Funai não se manifesta publicamente sobre o monitoramento das condicionantes desde maio de 2013. O Ibama, principal órgão do governo federal responsável pela fiscalização da obra, b aponta as condicionantes indígenas como de avaliação “não pertinente” nos

Relacionados