Trabalo dirigido av2

4351 palavras 18 páginas
Questão 1
A Psicologia da Gestalt afirma que as partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo. O todo é diferente da soma das partes, mas a psicologia acadêmica da Gestalt ocupou-se predominantemente com as forças externas.
O postulado da Gestalt no que se refere às relações psicofisiológicas pode ser definido como: todo processo consciente, toda forma psicologicamente percebida, está estreitamente relacionada com as forças integradoras do processo fisiológico cerebral. A hipótese da Gestalt para explicar a origem dessas forças integradoras, é atribuir ao sistema nervoso central, um dinamismo auto-regulador que, à procura de sua própria estabilidade, tende a organizar as formas em todos coerentes e unificados.
Essas organizações, originárias da estrutura cerebral, são espontâneas, independente da nossa vontade.
A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo; que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes); e que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito.

Questão 2
O princípio da Boa forma é a qualidade que determina a facilidade com que percebemos figuras bem formadas.
Sendo assim, a Gestalt procura explicar como chegamos a compreender aquilo que percebemos. Se os elementos percebidos não apresentarem equilíbrio, simetria, estabilidade, simplicidade e regularidade, acabará não sendo possível alcançar a Boa - Forma.O elemento que objetivamos compreender deve serapresentado em seus aspectos básicos, de tal maneira que à Boa- Forma conduza ao entendimento.
Ex.: Tanto nas organizações, quanto em qualquer outro ambiente público, a maioria das placas informativas dos banheiros que diferenciam “homens” e “mulheres”, são formadas por figuras de bonecos. Facilitando assim o entendimento, para qualquer pessoa. Seja ela

Relacionados

  • Fases de amadurecimento de pequenos grupos
    428 palavras | 2 páginas