Trabalo De Agr Ria Fichamento

1106 palavras 5 páginas
Geografia Agrária

Fichamento

Geografia Agrária: O Espaço como Instância Social (pp. 177 – 190).
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Edusp, 2002 [1078].

“Os que consideram a sociedade como um sistema ou uma estrutura (ou mesmo como uma totalidade) quando tratam de definir-lhes as instancias excluem o espaço. Nesse particular, e por mais incrível que pareça, teóricos Marxistas fazem boa companhia aos “burgueses”.(177)

“Parsons e Smelser (1956, p. 295), por exemplo, propõem uma divisão do sistema social em quatro subsistemas: econômico, politico, integrativo e mantenedor dos padrões. O espaço não é considerado. [...] Jakubowsky propõe três ‘regiões’ (termos, alias, que Althusser e seus discípulos empregam com frequência). Essas instancias da sociedade se limitariam, então, a seguinte lista: 1. Base econômica, ela própria determinada pelas forças produtivas; 2. A ordem politica e jurídica que lhe é correspondente; 3. As superestruturas ideológicas que encimam o edifício’’. (p. 178)

“[...] o espaço, como qualquer outra estrutura social ( ou nível da sociedade, se se prefere dizer assim), é por sua estrutura mais que por sua forma, um reflexo da sociedade global, seu dinamismo sendo consequencia da cisão da sociedade global e sua consequente distribuição de território. Neste caso também o espaço seria considerado como um fato social, pois se impõe a toda gente.”(p.181)

“[...] A estrutura espacial, isto é, o espaço organizado pelo homem é, como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinada- subordinante. E como as outras instancias, o espaço embora submetido a lei da totalidade, dispões de uma certa autonomia que se manifesta por meio de leis próprias, especificas de sua própria evolução”. (p.181)

UMA ESTRUTURA SUBORDINANDA?

“Quando se pretende subordinar o espacial ao econômico, a primeira pergunta que acode é a seguinte: pode a economia funcionar sem uma base geográfica? A resposta naturalmente é não, mesmo se a palavra geográfico é

Relacionados