traballho tec. nutrição

941 palavras 4 páginas
Introdução

IRC - Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica (IRC) é o resultado das lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as suas funções.
O ritmo de progressão depende da doença original e de causas agravantes, como hipertensão, infecção urinária, nefrite, gota e diabete. Muitas vezes a destruição renal progride pelo desconhecimento e descuido dos portadores das doenças renais.
Em cada 5.000 pessoas uma adoece dos rins por vários tipos de doenças. Quando o rim adoece, ele não consegue realizar as tarefas para as quais foi programado, tornando-se insuficiente.
Geralmente, quando surge uma doença renal, ela ocorre nos dois rins, raramente atingindo um só. Quando o rim adoece por uma causa crônica e progressiva, a perda da função renal pode ser lenta e prolongada. Por isso, o acompanhamento médico das doenças renais é importante para prolongar o bom funcionamento do rim por muito tempo, mesmo com certos graus de insuficiência.
O rim pode perder 25%, 50% e até 75% das suas capacidades funcionais, sem causar maiores danos ao paciente. Mas, quando a perda é maior do que 75%, começam a surgir problemas de saúde devido às alterações funcionais graves e progressivas. Os exames laboratoriais tornam-se muito alterados.
A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é vista hoje como um sério problema de saúde pública não só no Brasil, mas em todo mundo e é definida como lesão renal ou presença de nível reduzido de função renal durante três meses ou mais, independente do diagnóstico. É considerada uma doença de crescimento alarmante onde se estima que existam mais de 2 milhões de brasileiros portadores de algum grau de disfunção renal e aproximadamente 47.000 pacientes dependentes de diálise para substituir a função renal só no Brasil, a cada ano, 50.000 norte-americanos aproximadamente morrem em virtude da insuficiência renal.

Causas

A doença renal crônica (DRC)

Relacionados

  • TCC MARKETING DE REDE
    41604 palavras | 167 páginas
  • educação profissional
    27325 palavras | 110 páginas
  • Hawthorne
    111273 palavras | 446 páginas
  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas