Trabalkho peda

2423 palavras 10 páginas
Processo de especiação
Fonte : http://meuartigo.brasilescola.com/biologia/o-processo-especiacao.htm

Por: Taís Soares Macedo
Primeiro uma breve explicação!

O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), no seu livro publicado em 1859, intitulado A Origem das Espécies, expôs suas explicações para a evolução, as quais tiveram enormes efeitos sobre a maneira como nossa própria espécie entende a si mesma e ao mundo ao seu redor. No seu livro, Darwin, propôs idéias inovadoras para a época. Uma dessas inovações foi sugerir que a evolução é um processo de divergência, ou seja, duas espécies semelhantes seriam descendentes de uma única espécie que teria existido no passado. A partir de um ancestral comum, elas teriam divergido, dando origem às diferenças que vemos.

Darwin sugeriu que ocorrem mudanças nos indivíduos que, pela reprodução, são mantidas e propagadas na população ou eliminadas. Porém, Darwin não foi capaz de explicar como ocorrem essas mudanças, e apesar de publicar o livro A Origem das Espécies ele não explicou como as espécies de fato, se originam.

Mas o que é uma Espécie?

Existem atualmente oito conceitos conhecidos de espécies!!! Na verdade conceituar espécie é uma tarefa difícil para os biólogos, pois muitos conceitos apresentam limitações!! Entretanto, existem aqueles mais usados, como por exemplo o Conceito Morfológico. Este é muito utilizado na prática de identificação na qual leva-se em conta as características morfológicas ou estruturais que diferenciam as espécies. Um outro conceito bastante utilizado é o Conceito Biológico de Espécie. Este possui a definição operacional mais comum e é ele que nós vamos definir aqui para você!!

“Espécies são grupos de populações naturais que se cruzam entre si, ou potencialmente se cruzam, estando isolados reprodutivamente de outros grupos” (MAYER, 1977).
O critério básico dessa definição diz respeito ao cruzamento entre indivíduos da população e o isolamento reprodutivo da mesma.

Relacionados