trabalhosssa

6654 palavras 27 páginas
Língua Portuguesa
Questões de 1 a 15
Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas.
Questões de

por meio de códigos formais.
Um código de ética tem vantagens distintas. Ele
50 proporciona um estável guia permanente de condutas aceitáveis e não aceitáveis; oferece diretrizes para a solução de situações eticamente ambíguas; e age como um aferidor sobre os poderes autocráticos dos servidores. 55
Enfim, a institucionalização da ética não é uma coisa que se pode visualizar a curto prazo ou como único critério para tomada de decisões da organização policial.
A integração da ética é um lento e contínuo processo.
Algumas organizações policiais do país já tomaram essa
60 iniciativa e incorporaram um código de ética profissional.
Será que as organizações policiais do Distrito Federal poderiam fazer menos do que isso?

1a5

TEXTO:

Ética Policial: uma necessidade institucional

5

10

15

20

25

35

40

45

No mundo dos negócios, quando uma corporação antiética fere os consumidores, o governo interfere e implementa formas de controle para salvaguardar o público. A indústria privada tem que praticar autorregulamentação ou se adequar à regulamentação governamental. Muitas profissões, tais como as de médicos, advogados, engenheiros etc. usam código de ética como uma forma de autorregulamentação.
Curiosamente os estudos científicos sobre ética não mencionam organizações policiais como um exemplo das entidades que possuem códigos de ética.
Entretanto, muitas organizações policiais possuem código de ética. Infelizmente o que ocorre é que elas não priorizam a necessidade de institucionalizar tais códigos; eles têm pequena significância operacional. De fato, um estatuto de padrões morais ou de valores organizacionais é uma coisa, e outra é um código de ética profissional.
Destarte, tal como nas corporações executivas, os

Relacionados