trabalhosilvana correto

2008 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO

PERSPECTIVA DE MORTE

BAURU
2014

PERSPECTIVA DE MORTE

Trabalho realizado de acordo com as exigências da disciplina Adulto e Idoso sob a perspectiva do desenvolvimento, ministrada pela professora Dr Silvana Bormio.

BAURU
2014

1. INTRODUÇÃO

Os estudos sobre o processo de envelhecimento são hodiernos. Através da realização destes estudos foi possível estabelecer duas características que fundamentam e marcam o processo de desenvolvimento no envelhecer. São estas: envelhecimento primário e secundário, respectivamente designados como um processo gradual de desenvolvimento humano que é inevitável, resultante das modificações corporais que ocorrem a partir do nascimento de um indivíduo e assim gradativamente, até o final do desenvolvimento; e, em segundo lugar, formado pelo estilo de vida do indivíduo. Portanto, os efeitos secundários do envelhecimento surgem a partir da ausência de medidas preventivas. Assim, a velhice pode ser entendida como um período do ciclo vital pelo qual todo ser humano passa ao longo de seu desenvolvimento e que acarreta em modificações do funcionamento físico. Trata-se de um fenômeno biológico, psicológico e social, atingindo o ser humano na plenitude de sua existência.

Ao se falar em envelhecimento surge a ideia da morte. Seguindo o ciclo vital, a morte é o seu encerramento. É um processo natural e universal. Dessa forma, o estudo sobre a morte se enquadra nesta faixa etária, já que durante a velhice ocorre perda de funções vitais, sendo mais provável a morte. Porém, a morte pode sobrevir em qualquer momento do ciclo vital, considerando que desde o nascimento todos os indivíduos percorrem caminhos e/ou vivenciam ou deparam com situações que os levam a morte ou ao sentimento dela. Entretanto, a morte que encerra a vida seguindo a ordem do ciclo vital traz sentimentos diferentes por não haver uma explicação para ela. De acordo com Benincá (2005) em Frumi, C.

Relacionados