Trabalhosfeitos

Páginas: 7 (1711 palavras) Publicado: 15 de março de 2014



Relatório de Práticas de Bioquímica
ZAB0361





Docente: Prof. Dr. Edson Roberto da Silva

Componentes do grupo: Jorge Rodrigues Neto
Bruno Grego
Marcos Finardi
Felipe Guerreiro
Danilo Pompeu
Fabio Estrella









Pirassununga
2012
Links auxiliares:
http://e-pronto.magicsite.com.br/UserFiles/Celm/Arquivos/Ureia-Es-New.pdfhttp://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1989/vol12n4/v12_n4_%20(3).pdf
1. Introdução (até 5000 caracteres sem espaço)

1.1 Sistema tampão: função biológica

1.2 Análise quantitativa de Proteínas em alimentos

1.3 Catálise e inibição enzimática

1.3 Análise por espectrofotometria

A espectrofotometria é uma técnica analítica que avalia a capacidade dos solutos de absorver luz em comprimentos de onda específicos. É ummétodo quantitativo, de baixo custo operacional e exibe resultados de fácil interpretação. A medida da luz absorvida permite inferir sobre a concentração do soluto em determinada solução. Nas aplicações espectrofotométricas, quando se usa energia monocromática em um simples comprimento de onda (λ), a fração de radiação absorvida pela solução, ignorando perdas por reflexão, será função da concentraçãoda solução e da espessura da solução. Portanto, a quantidade de energia transmitida diminui exponencialmente com o aumento da espessura atravessada – Lei de Lambert – e o aumento da concentração ou da intensidade de cor da solução – Lei de Beer. Em espectrofotometria, utiliza-se a absorbância (A) como a intensidade de radiação absorvida pela solução, seguindo as leis de Lambert-Beer essa lei dizque: “A absorbância é diretamente proporcional à concentração da solução de amostra”.
A determinação de concentração de um soluto em uma solução-problema por espectrofotometria envolve a comparação da absorbância da solução-problema com uma solução de referência, na qual já se conhece a concentração do soluto. Em geral, é utilizada uma solução-padrão com diferentes concentrações (pontos), que temsua absorbância determinada. Esses pontos são preparados diluindo-se a solução-padrão na proporção necessária para a obtenção das concentrações desejadas.Com os valores de absorbância e de concentração conhecidos, pode-se traçar um gráfico cujo perfil é conhecido como “curva-padrão”. Nesse gráfico, a reta, indica a proporcionalidade entre o aumento da concentração e da absorbância e a porçãolinear correspondente ao limite de sensibilidade do método espectrofotométrico para o soluto em questão.


1.4 Análise de uréia metabólica

2.0 Objetivos

2.1 Determinar o pKa do grupo amino alfa da glicina através da curva de titulação com NaOH.

2.2 Quantificar proteínas em alimentos

2.3 Efetuar análises em espectrofotômetro

2.4 Determinar a atividade da enzima arginase hepáticade mamífero.

2.5 Determinar a inibição da arginase por flavonóides presentes nos alimentos.

2.6 Analisar a uréia metabólica excretada em função da dieta humana

3. Materiais e métodos :

3.1 Material biológico: extrato de alimentos ricos em flavonóides, enzima arginase

3.2 Determinação do pka da glicina

3.3 Determinação do conteúdo proteíco em alimentos




3.4Espectrofotometria analítica

As amostras nos microtubos foram colocadas no espectrofotômetro para serem
analisadas, através de cubetas. O espectrofotômetro foi zerado com o “Branco”. A densidade óptica (DO595) do padrão (P1 a P4) e das amostras foi medida. Através dos valores anotados calculou-se a concentração de proteínas solúveis na amostra de fígado e da quantidade de proteína por grama dessaamostra.


3.5 Determinação da atividade da arginase e inibição enzimática

Nomearam-se cinco microtubos de Q1 a Q5 e um “controle positivo” (CP). Pipetou-se 200μL de água no tubo CP e 400μL de quercetina (100μM) no Q1. Adicionou-se 200μL de água nos tubos Q2 a Q5. Transferiu-se 200μL de Q1 para Q2, 200μL de Q2 para Q3, 200μL de Q3 para Q4 e 200μL de Q4 para Q5 e homogeneizou-se cada microtubo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhosfeitos
  • trabalhosfeitos
  • Trabalhosfeitos
  • trabalhosfeitos
  • trabalhosfeitos
  • trabalhosfeitos
  • trabalhosfeitos
  • Trabalhosfeitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!