TrabalhoSantaEfigenia

715 palavras 3 páginas
Introdução:
O bairro Santa Efigênia está localizado na região Central da cidade de São Paulo, é um importante centro comercial principalmente quando se refere a eletrônicos. O bairro também está incluso no programa Nova Luz, da prefeitura de São Paulo.

Aspectos observados da visita ao bairro Santa Efigênia:

Densidades e usos predominantes:
O bairro Santa Efigênia, é de grande densidade e tem uso predominante misto, ou seja, a maioria dos prédios tem sua parte de inferior comercial e a parte superior residencial, há também a existência de prédios institucionais.

Equipamentos Urbanos:
Os equipamentos urbanos, tais como: água, luz, serviços de esgotos, energia elétrica, entre outros, estão presentes em todo o bairro, porém qualificamos como medianos, podendo haver melhorias.

Usos institucionais de destaque:
A Passarela Santa Efigênia, onde se localiza a galeria Santa Efigênia, é um dos usos institucionais em maior destaque no bairro, assim como o prédio do INSS e a Faculdade São Bento.

Conjuntos Arquitetônicos:
O conjunto arquitetônico de maior destaque no bairro Santa Efigênia, é a Passarela Santa Efigênia, que está localizada ao lado do maior edifício do Brasil, conhecido como Mirante do Vale, com 170 metros de altura e 51 andares.

Fachadas/Arquitetura:
A arquitetura do bairro tem grande valor cultural e histórico para a cidade de São Paulo, sendo bem conservadas as fachadas dos edifícios presentes no local.

Análise do Sistema Viário e de Transportes:
O Sistema Viário e de Transporte do bairro apresenta boa qualidade, porém como é de grande fluxo, acaba gerando transito, tem como a Rua Santa Efigênia, Av. Rio Branco, e entre outras, as vias de maior movimentação. O tipo de Sistema Viário que é apresentado no bairro Santa Efigênia é o tipo grelha.

Contagem de fluxo de pedestre e veículos:
O bairro tem grande fluxo tanto de pedestre quanto de veículos, realizamos a contagem por minuto e aproximadamente os resultados foram:
Pedestres:
- 51

Relacionados