Trabalhosadm

648 palavras 3 páginas
Teoria das relaçoes humanas
A teoria das relaçoes humanas surgiu nos estados unidos como consequencia das conclusoes das experiencia na industria Hawthorne, desenvolvida por Elton Mauo (1927/1932 – EUA).Elton Mayo representou uma oposiçao ao tradicional da teoria classica. Deu ênfase ao homem e ao clima psicologico do trabalho, as expectativas dos empregados, as suas necessidades psicologicas, e a rede não convencional de comunicaçoes.
A experiencia de Hawtorne. Conduzida por Elton mayo e seus colaboradores, foi base da formulaçao dessa teoria. Suas conclusoes foram as seguintes :
O nivel de produçao e resultante da integraçao: ele não é determinando pela capacidade fisica ou filosofica do emprego, como afirmava a Teoria Classica, amis por normas sociais e expectativas grupais. Quanto maior a integraçao social no grupo de trabalho, tanto maior sera a disposiçao para se produzir.
Comportamento social dos empregados: o comportamento do individuo se apoia totalmente no grupo. Os trabalhadores não agem ou ragem de forma isolada como individuos, mas como membros do grupo. Isso siguinifica que administraçao não pode tratar os empregados um a um. Como membros do grupo e sujeitos a influencia sociais desses grupos.
Recompensas e sançoes sociais: o comportamento do trabalhador esta condicionado as normas e padroes socias. Cada grupo social desenvolve crenças e expectativas em relaçao a administraçao. A motivaçao economica e secundaria, pois s pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimentos, aprovaçao social e participaçao nos grupos socias em que convivem.
Grupos sociais : a organizaçao e composta por grupos informais que definem suas regras de comportamento, valores socias e crenças.
Relaçoes huamanas: são as atitudes desenvolvidas a partir de pessoas e grupos. As pessoas querem se ajustar a grupos, serem aceitas e participar. A compreensao das relaçoes humanas permitte ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criaçao de atmosfera

Relacionados