Trabalhos1.2

633 palavras 3 páginas
Prática 2: Uso de aparelhos de medidas elétricas

Introdução: Nesta Prática iremos aprender como manusear o multímetro digital, onde nesse aparelhopossui pelo menos três funções de medidas, as principais são voltímetro, para medida de tensões elétricas, amperímetro, para medida de correntes elétricas e o ohmímetro, para medida de resistências elétricas. Também será necessária a utilização de uma fonte de alimentação (tensão) onde aumenta ou reduz a tensão para alimentar cargas que precisem de energia.
Objetivos
O objetivo desse relatório é apresentar os resultados e conclusões sobre a prática desenvolvida em laboratório cujo o objetivo foi executar medições elétricas de tensão em correntes continua de circuitos elétricos simples e medidas de resistência elétrica.
Materiais
1 fonte de tensão variável
1 multímetro digital
2cabos banana/jacaré
1pilha de 1,5 V
1 resistor de 100 ohms e 1 de 200 ohms
1 placa para montagem de circuitos
Procedimentos Experimentais
Para fazermos as medições serão necessários alguns cuidados, pois os instrumentos de medidas requerem alguns procedimentos antes de ligá-los, pois o mau uso pode danificá-los, obtendo um curto circuito e queimando o aparelho.
Primeiro passo é escolher o instrumento certo para fazer as medições corretas.
Vamos medir a resistência elétrica!
Iremos utilizar o multímetrona função ohmímetro e é necessário coloca-lo em paralelo ao elemento resistivo, devemos girar a chave seletora até faixa destinada a medida de resistências, sempre deixar no fundo de escala maior 200MΩ, pois assim você garante uma melhor precisão.
Após configurar o multímetro conecte os cabos jacaré/banana no multímetro e outro lado do cabo nos resistores R1 e R2. Ligue o multímetro e comece a girar a chave seletora de acordo que fique com mais dígitos. Anote o valor de cada resistência medida.
Medidas de tensão em elementos de um circuito elétrico
Nesta pratica iremos utilizar o multímetro na função voltímetro, uma fonte de

Relacionados

  • trabalhos1.2
    315 palavras | 2 páginas