trabalhos

Páginas: 20 (4974 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Circuito Praça da Liberdade
Um belo local para aprender um pouco sobre a história da capital de Minas. O circuito foi implantado por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a iniciativa privada, para oferecer à população espaços de conhecimento, arte e cultura. Como resultado, a população ganha um rico conjunto com equipamentos culturais, além do Palácio da Liberdade e docentro de apoio Turístico Tancredo Neves (“Rainha da Sucata”).
Cada prédio, que antes era utilizado por alguma Secretaria de Estado, foi transformado em um espaço cultural aberto à visitação. Museus, bibliotecas e centros culturais estão instalados no entorno de um dos locais mais visitados da capital mineira: a Praça da Liberdade. E para atrair os turistas e a população de Belo Horizonte, algumasreformas estão sendo feitas. Com o apoio de empresas privadas, a Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa está sendo restaurada e toda informatizada. O Museu Mineiro e o Arquivo Público também passaram por uma reforma e modernização em seus sistemas e estão recebendo um espaço para café. Além disso, o Instituto Oi Futuro apoiou a restauração do Palácio da Liberdade, e agora a população pode visitar olocal todos os últimos domingos de cada mês.

Praça da Liberdade, do poder político à cultura
Considerado símbolo de poder no passado, a praça é um dos lugares mais bonitos da capital mineira


Pássaros sobrevoam o cenário que ainda é de pouca luz. O sol começa a aparecer enquanto algumas pessoas fazem alongamentos, apoiadas nas escadarias do coreto e nos bancos da praça ainda sem movimento.Tão logo o clima esquenta, os belo-horizontinos já circulam pelos arredores da praça que, aos poucos, se transforma num grande corredor de pessoas. Essa é umas das cenas diárias da Praça da Liberdade.

Construída na época da fundação da capital mineira, em 1897, a praça se tornou ponto de encontro dos moradores da cidade para caminhadas, corridas, passeios com a família e um bom bate-papo entreamigos. Inúmeros grupos circulam diariamente com o objetivo de praticar esportes e papear – coisa que mineiro adora fazer. Sem contar a empolgação das mães que levam seus filhos para tomarem aquele sol gostoso da manhã e também no finalzinho da tarde.

A movimentação logo cedo demonstra como os belo-horizontinos são ligados em esporte e se preocupam com a saúde. Há seis anos na cidade, oparaense, José Maria Pena acorda sempre por volta das quatro horas da madrugada: “todos os dias, às cinco da manhã, estou aqui na praça para fazer minha caminhada e jogar um pouco de conversa fora com meus amigos”, comenta. Já o construtor civil, Antônio Ravaiane, participa de um grupo muito animado chamado Amigos da Praça: “caminhar na Praça da Liberdade já faz parte da minha rotina antes de irtrabalhar, além de praticar uma atividade física, conheci novos amigos que me divertem muito”, revela o fiel frequentador.
Rodeada por árvores e fontes, frutos de um paisagismo muito peculiar, a Praça da Liberdade fica na região da Savassi, no encontro de quatro grandes avenidas: Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes. Devido a sua localização, a Praça da Liberdade também se tornou pontode passagem para muitos trabalhadores da cidade. “Passo por aqui todos os dias, acho incrível como a praça é conservada e bem tratada. É muito bom descer do ônibus e atravessar a praça rodeada de muito verde e belos chafarizes”, comenta a funcionária pública Rogéria Martins. Os bancos da praça também viram parada de descanso no horário do almoço: “gosto de sentar aqui na praça pra passar o tempo,ler livros e jornais. Acho muito importante o povo de BH ter um lugar tranquilo pra descansar no dia a dia”, revela o mecânico Washington Oliveira.

Com traçado e jardins inspirados no Palácio de Versalhes – França, a praça conta ainda com coreto e fontes luminosas que encantam muitos que passam por ali antes de ir para escola. “Sempre que passo pela praça fico impressionada com a paisagem, às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!