trabalhos

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
1. Título: Padronização da solução de nitrato de prata.

2. Introdução:
A volumetria de precipitação consiste na formação de um composto pouco solúvel através da reação entre cátion e ânion. Àmedida que o titulante é adicionado ao titulado, eles reagem formando um produto insolúvel. A titulação é encerrada quando não é mais observada a formação de sólido, ou seja, quando toda a substância aser analisada e que está presente no erlenmeyer reage com o titulante. Esta técnica pode ser utilizada para a determinação do alguns íons metálicos (Ag+, Hg2+, Pb+2, Zn+2) e alguns ânions (Cl¯, Br¯,I¯, CN¯, SCN¯).
Os problemas quanto ao uso desta técnica está relacionado com a pequena quantidade de íons que podem ter seu teor determinado por precipitação, a dificuldade de visualização do pontofinal (existência de poucos indicadores) e a ausência de uma maneira adequada para localizar o ponto de equivalência.
O mais importante método de determinação por volumetria de precipitação é ométodo argentimétrico que utiliza soluções padronizadas de nitrato de prata como solução titulante. Este método baseia-se na formação de sais (haletos, cianetos, tiocianatos) de prata pouco solúveis e suaprincipal aplicação é a determinação de haletos, cianetos e tiocianatos. Como a solução de nitrato de prata não é um padrão primário, é necessário padronizá-la com um padrão primário adequado. O maisutilizado é o cloreto de sódio. O NaCl pode ser considerado padrão primário se seco em mufla à temperatura de 500-600º C durante 2 a 3 horas, ou em aproximadamente300º C durante 6 horas e mantido emdessecador à vácuo até o momento da pesagem.
Os métodos argentimétricos compreendem os métodos diretos na qual a solução titulante (AgNO3) adicionada à bureta e transferida diretamente para a soluçãotitulada (método de Mohr e método de Fajans) e o método indireto na qual a solução de AgNO3 é adicionada em excesso ao erlenmeyer e o excesso é titulado com solução de tiocianato de potássio (Método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!