Trabalhos

Páginas: 3 (691 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
A importância da formação Teológica

por Márcio Klauber Maia
INTRODUÇÃO
Vivemos dias nos quais a necessidade de conhecimento é cada vez maior, em todas as áreas da vida. Os que lidam comatividades na igreja também têm a necessidade de obter conhecimento, principalmente, no tocante a questões bíblicas, doutrinárias e teológicas. O conhecimento teológico é cada vez mais importante na vida daigreja e de seus líderes.
 
O QUE É A TEOLOGIA?
A palavra Teologia é formada pela junção de duas palavras gregas: theos (Deus, Senhor) e logos (palavra, estudo). Teologia é, portanto, o estudo dapessoa de Deus, sua natureza e seu relacionamento com as coisas que ele criou. Teologia é o assunto, o tema e o objetivo da Bíblia. Trata de teologia, entre outros, o pastor, no culto de doutrina, oprofessor, na classe de EBD, a dirigente de círculo de oração, nas palavras de intercessão e orientação.
O estudo no seminário de teologia apenas organiza o saber teológico para torná-lo mais útil,científico e sistemático, dividindo e ordenando as áreas de estudo e pesquisa. São várias as divisões da teologia:
Teologia Sistemática: é o estudo dos grandes temas doutrinários da Bíblia. Nelacoletam-se todas as informações sobre cada doutrina em todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema.
Teologia é o estudo de Deus, o Pai. Cristologia é o estudo de Deus, o Filho. Pneumatologia é oestudo de Deus, o Espírito Santo. Angelologia é o estudo dos anjos. Bibliologia é o estudo da Bíblia. Hamartiologia é o estudo do pecado. Soteriologia é o estudo da salvação. Eclesiologia é o estudo daigreja. Antropologia Cristã é o estudo da humanidade. Escatologia é o estudo do fim dos tempos.
Teologia Bíblica: é o estudo da Bíblia, levando em conta suas divisões e conteúdo. O objetivo éconhecer a estrutura, formação e mensagem de cada livro da Bíblia. Teologia do Antigo e do Novo Testamento estuda a mensagem de cada testamento; Pentateuco estuda a estrutura e mensagem dos cinco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!