trabalhos

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O czarismo ao bolchevismo

1. A MAIOR EXPERIÊNCIA SOCIALISTA DE TODOS OS TEMPOS

Apenas no início do século XX que se processou a mais audaciosa e duradoura tentativa de estabelecimento de um governo fundamentado nas propostas marxistas.
Expressões como trotskismo, leninismo e stalinismo nos mostram que o processo ocorrido na Rússia, a partir de 1917, foi algo muito além e,por vezes,atécontrário ao que propôs Karl Marx.

2. DINASTIA ROMANOV: ÚLTIMO BASTIÃO ABSOLUTISTA

A dinastia Romanov, que governava o Império Russo à época da Revolução de 1917, havia subido ao poder no início do século XVII.
A imperatriz Catarina II (1762-1796) procurou adaptar-se às novas críticas, a fim de dar sobrevida ao czarismo (absolutismo) russo. Ficou conhecida como a maior representante russa doDespotismo Esclarecido.
Alexandre II (1855-1881), a reestruturação da economia e da sociedade russas do século XIX. Dentre as mudanças que promoveu, destaca-se a abolição do regime de servidão russo.
Nicolau II chegou ao trono, e foi das mãos deste czar que os revolucionários tomaram o poder em 1917.
Seis anos antes de sua ascensão ao poder, nasceu o Partido Operário Social-Demacrata Russo(POSDR).
Os mencheviques que representava a minoria, era uma ala poderosa de forma geral, representavam os interesses da burguesia.
Os bolcheviques que era a maioria representavam as aspirações dos camponeses e operários e, em grande medida, dos militares, especialmente os de baixa patente.
Nicolau II, em resposta ao aumento constante das mobilizações oposicionistas, o czar Nicolau II convoca aDuma, uma espécie de parlamento russo. Em cada uma delas a presença de membros dos partidos oposicionistas foi marcante.
No entanto, para o czar, a Duma deveria permanecer mais como um conselho consultivo do que, realmente, um órgão deliberativo.
Ainda em 1905 ocorreu a derrota russa para o Japão, num choque de imperialismo que expôs a fragilidade das condições militares, econômicas e políticasrussas. Formando a Tríplice Entente, passou a ser muito criticada. A entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial elevou o tom da oposição.
As condições das forças armadas russas eram deploráveis. Faltava comida, roupa, calçados, munição e armas para grande número de soldados.
Era início do século XX e a maioria da população do império ainda morava no campo.
Nas cidades, onde a indústria crescialentamente, as condições de trabalho eram ruins e o resultado foi à formação de organizações trabalhistas. Os bolcheviques e mencheviques permaneciam juntos, embora de distanciassem cada vez mais dentro do partido.

3. MENCHEVIQUES NO PODER (DE FEVEREIRO A OUTUBRO DE 1917)

Os bolcheviques por sua vez, detinham a força das massas, sem as quais as grandes revoluções não ocorrem.
Em 1917,Nicolau II abdicou. Um novo governo de transição, liderado pelas forças mencheviques, assumiu o poder. O príncipe Lvov, com o apoio dos mencheviques, chegou ao poder provisoriamente.
Primeiramente ocorreu o retorno de Lênin, logo em seguida, Trotsky. Defensores de transformações mais radicais rapidamente fizeram propostas de mudanças imediatas. Dentre elas, destacamos as Teses de Abril, queconstituíam na retirada imediata da Rússia da Primeira Guerra Mundial.
Propunham o início de ações que garantissem alimentos para todos e uma grande e profunda reforma agrária.
Lênin propôs que o governo fosse entregue ao povo através dos conselhos de trabalhadores urbanos e rurais, influenciados pelas idéias de Lênin, os mencheviques promoveram a substituição de Lvov.
Alexander Kerenski, novaliderança, no entanto, não atendeu às reivindicações mais urgentes dos bolcheviques e manteve a Rússia na guerra.
Kornilov, defensor da monarquia, promoveu uma tentativa de golpe, porém não obteve sucesso. O governo provisório menchevique se tornou insustentável e os bolcheviques se organizaram para uma reação.
A Guarda Vermelha (força militar bolchevique) ocupou os principais postos de controle de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!