trabalhos

Páginas: 4 (995 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Descrição da ponte: A ponte levadiça é um tipo de ponte móvel tipicamente associada com a entrada de um castelo. São pontes onde naturalmente passa um rio em baixo da mesma que para um barco ounavio passar ela se eleva. O termo é, frequentemente, usado para descrever todos os tipos diferentes de pontes móveis, como pontes basculantes e pontes erguidas verticalmente.
Funcionamento da ponte:Existe um vínculo articulado em cada um de seus extremos que garante o deslocamento da ponte pela tração dos cabos, facilitado pela utilização de contrapesos, deslocando-a da posição horizontal para aposição vertical. Do ponto de vista estrutural, trata-se de uma treliça em que uma das barras, no caso o cabo, muda de comprimento.
Fisicamente falando, trata-se de aplicação de uma força através deum cabo de manivela que aciona um dispositivo giratório que enrola os cabos e provoca o movimento. O movimento provocado pelo cabo da manivela em relação ao eixo deve ser maior que a força de reaçãoaplicada ao cabo pela ponte. Inicialmente, esta força de reação é equivalente à metade do peso da ponte. À medida que a ponte vai sendo elevada, a força aplicada ao cabo vai sendo reduzida, pois oângulo de inclinação da ponte provoca o acréscimo da resultante entre o peso e a reação no cabo, em direção ao apoio fixo, chegando ao ponto em que a força no cabo é nula, quando o ângulo da ponte for 90°(está em pé).

Ex.: A ponte pesa 500 kgf, tem 10 m de comprimento, o cabo faz 45° em relação à ponte, portanto a roldana superior onde passa o cabo está a 10 m. O cabo desce na vertical até aroldana que é acionada pela manivela. Qual seria o comprimento da manivela para suportar o peso da ponte na sua situação mais desfavorável (no horizontal)?
A força vertical na ponte é 250 kgf (metade dopeso total). A resultante aplicada ao cabo, à 45° é então:
250/cos45 = 354 kgf. Esta é a força inicial que a manivela tem que vencer. Supondo que o raio do cilindro que enrola o cabo seja 0,20 m,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!