Trabalhos

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Lutas e manifestações no Brasil
Muitos não compreendem a “repentina” ascensão das mobilizações nas grandes cidades brasileiras. Procuram a identidade das manifestações em sujeitos políticos tradicionais, não os identificando acham que as mobilizações são essencialmente difusões. Mas não são. São convergências. Convergências de insatisfações, contestações, organizações e ações que caracterizama luta urbana no Brasil. Encontramos no conteúdo das reivindicações o nexo entre passado e presente, conexões entre sujeitos que compartilham realidades, lutas e solidariedades.
No passado e no presente, moradores das cidades brasileiras lutam por: acesso ao solo para moradia; infraestrutura urbana e social, ou seja: água, saneamento, drenagem, pavimentação, áreas ambientais, espaços de lazer,encontro e celebração, educação, saúde, transporte público. Além disso, o direito dos cidadãos participarem da definição dos investimentos e prioridades da cidade. Também lutas por afirmação de identidades e contra opressões raciais, sexuais, geracionais etc.
Dentro desses universos de anseios, já foram realizadas várias mobilizações na história do Brasil, organizados infinidades de movimentosdas mais diversas naturezas. Diversidades culturais e políticas que marcam as identidades urbanas – tangente inclusive ao peso da referência de origens tradicionais e camponesas que influenciam e provocam solidariedades nos povos das cidades.
Neste momento, milhares de moradores das cidades vão às ruas tendo como estopim o transporte público (e não é a primeira vez na história). Esse estopimdispara uma série de outras insatisfações populares com a incapacidade do Estado de garantir os direitos sociais – em Fortaleza, por exemplo, vários bairros populosos têm sérios problemas de abastecimento de água e saneamento. Educação, transporte e saúde pública completam o quadro de precariedades.
Aos problemas do cotidiano, a população vê somar-se dramas “novos”: aumento dos despejos provocadospor nova onda de valorização e expansão imobiliária; remoções de comunidades para construção de empreendimentos elitistas; aumento das violências.
É relevante que em várias cidades a contestação à Copa seja o ponto de convergência dos sujeitos que se mobilizam. A Copa e outros megaeventos representam: investimentos concentradores de riquezas para elites de sempre, em detrimento de investimentosdemocratizantes da economia e do viver urbano. Como tal, são produtores de poder econômico e político para a grande burguesia que viola cada vez mais direitos dos cidadãos para obter lucro. Aumentam os conflitos sociais em torno da moradia e dos territórios na cidade. Culturas emergentes de setores que resistem se chocam com a alienação cultural mercantilista.
A classe política se sustenta combase na fórmula: clientelismo e autoritarismo mais poder econômico. Soma-se a isso a perda da referência em partidos de esquerda e sindicatos. É nesse caldo que nascem novos movimentos sociais urbanos nos anos dois mil, articulando luta de classes, direitos à cidade, autonomia política, diversidade cultural. Uma infinidade de grupos, coletivos, indivíduos ativos, em diversos espaços (bairros,comunidades, escolas, igrejas, festas, estádios, trampos, internet...) e em diversos tempos geracionais (mantendo vínculos de continuação com lutas tocadas no passado por movimentos sociais e culturais diversos). Assim se germinou o sentimento contestatório que virou consciência contestatória e, enfim, ação contestatória. Quem acompanhou esse processo ao longo do tempo não ficou perplexo.
Logo, há duasvitórias para os lutadores do cotidiano urbano no Brasil: a convergência, ressonância e massificação de pautas fundamentais para as lutas dos movimentos e setores populares urbanos; o chacoalhar da velha ordem dominante, com a desmoralização dos grandes veículos de comunicação e seus ícones conservadores, junto ao acuamento dos governos autoritários deste país. Entendo que não há diferença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!