Trabalhos

Páginas: 7 (1726 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
O sistema imunológico é dividido em dois grandes ramos: o sistema inato e o adaptativo. O sistema inato caracteriza-se por responder aos estímulos de maneira não específica. O sistema imune adaptativo caracteriza-se por responder ao antígeno de modo específico, apresentando memória. O primeiro é composto por células: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e células natural killer, e porfatores solúveis: sistema complemento, proteínas de fase aguda e enzimas. O segundo é composto por células: linfócitos T e B e por fatores humorais, as imunoglobulinas. Essa divisão é didática e elementos do sistema inato podem agir como efetores do sistema adaptativo.
O exercício físico gera um desvio do estado de homeostase orgânica, levando à reorganização da resposta de diversos sistemas,entre eles o sistema imune. Assim, os componentes acima citados da resposta imune vão sofrer modificações de acordo com o estímulo recebido.
Apesar de o exercício ser genericamente classificado como um estímulo estressante, parece-nos mais adequado dividir a resposta ao exercício em dois componentes: resposta aguda e adaptação crônica. A resposta aguda é reação transitória a estresse, enquanto oestímulo crônico gera a resposta de adaptação crônica ao exercício, que habilita o organismo a tolerar de maneira mais adequada o estresse.
Os mecanismos que modulam a resposta imune ao exercício podem ser divididos em três grupos: hormonais, metabólicos e mecânicos.
Entre os hormônios que, durante o exercício, atuam no sistema imune, os principais são as catecolaminas (epinefrina), o cortisol,hormônio do crescimento (GH) e peptídeos opióides (endorfinas), cujas ações serão citadas adiante.
Entre os fatores metabólicos e mecânicos, devemos citar a glutamina, aminoácido fundamental no metabolismo de células musculares e de células do sistema imune, a hipóxia, hipertermia e a lesão muscular gerando processo inflamatório localizado.
Leucócitos
Depois de uma sessão de exercícios, éreparado no organismo, alterações significativas na resposta imune, como por exemplo, os Leucócitos, que em um exercício de alta intensidade(acima de 60% do VO2 max)se associa a uma alteração bifásica dos leucócitos circulantes. No pós-exercício imediato é visto um incremento de 50 a 100% do número total de linfócitos, neutrófilos e em menor proporção de monócitos. Após um período de recuperação decerca de 30 minutos, é detectada queda acentuada do número de linfócitos, que pode ser de 30 a 50% do nível pré-exercício, que perdura de três a seis horas, queda do número de eosinófilos e persistência de neutrofilia.
Neutrófilos
Com relação à resposta funcional ao exercício, o trabalho moderado associa-se a aumento de função do neutrófilo. Aumento das funções quimiotática e fagocítica édescrito, bem como da capacidade microbicida, embora a literatura traga relatos contraditórios.
O exercício de máxima intensidade está associado à diminuição funcional da maioria das atividades de neutrófilos. No entanto, a evidência de que o exercício progressivo até a exaustão aumenta a capacidade fagocítica, associada ao achado de aumento de atividade de elastase no plasma, indicando degranulação,sugere que a supressão relatada de funções neutrofílicas possa estar relacionada a um período refratário pós-exercício.
Monócito/macrófago
O estresse do exercício parece ter efeito estimulante na maioria das funções das células da série monócito/macrófago.
O exercício agudo provoca monocitose transitória, decorrente da ação de catecolaminas. Exercício exaustivo durante a inflamação diminui onúmero de macrófagos recrutados para o sítio inflamatório.
Células natural killer
As células natural killer (NK), população de origem linfóide, são aquelas que demonstram maiores alterações frente ao exercício. No período imediato pós-esforço essas células apresentam aumento de 150 a 300% em número no sangue periférico, sendo provável que esta resposta se deva à maior densidade de receptores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!