trabalhos geologia

Páginas: 8 (1838 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
1. MUROS


O muro é um elemento com certa verticalidade destinado a limitar terrenos, dividindo-os, dar proteção ou defesa, impedindo a entrada de pessoas e animais, aprisionar, proporcionar a privacidade, impedir a visibilidade e fazer a contenção de terra.
Os muros sempre estiveram presentes em nossas arquiteturas, sua existência é tão longa quanto à das paredes, sendo até mesmo confusa.Inicialmente o homem procurou como abrigo uma forma já pronta na natureza, só mais tarde começou a fabricar ele próprio sua casa. Os muros mostravam-se como uma proteção indispensável para um ser tão indefeso. Assim as diversas civilizações e povos desenvolveram, cada um a seu modo, de acordo a disponibilidade que tinham de materiais e mão de obra, uma solução adequada às respectivas exigências dolocal, no decorrer dos anos até os nossos dias. O homem à medida que se tornou sedentário e começou a criar seu abrigo, lugar com o fim de satisfazer suas necessidades, desenvolveu de forma igual, muros ao seu redor para sua proteção e de seus bens.
Estes muros inicialmente não passavam de um amontoado de pedras e qualquer outro material que estivesse disponível, madeira, bambu ou argila. Destaforma eles na maioria das vezes não se mantinham erguidos por muito tempo, sendo necessário uma constante reparação e até reconstrução. Possuíam, na maior parte dos casos, a forma de um circulo irregular.
O desenho das cidades medievais indicava sua função de defesa. Com becos e ruas tortuosas, as cidades estavam contidas entre muros e voltadas para o seu interior. Elas expressavam um aparato dedefesa contra agressões e interferências externas.


1.1 Técnicas Construtivas


1. A fundação direta do tipo sapata corrida é indicada para locais onde o solo firme
está a cerca de 40 cm de profundidade. Executa-se uma espécie de T invertido, de
concreto e ferro. Nesta base, apóiam-se os pilaretes em que a alvenaria ficará
presa.
2. Se o solo consistente estiver mais fundo,perfura-se o terreno até atingi-lo e instalam-se brocas. Os orifícios são cavados manualmente e preenchidos de concreto e ferro. Sobre estas estacas, faz-se uma viga baldrame, de onde partem os pilaretes. Nos dois casos, é necessária uma ligação da alvenaria com os pilares no alto do muro (dependendo do peso, a meia altura também).
Outras maneiras:
Os muros podem ser feitos com:
- blocos de concreto;- placas de concreto;
- solo-cimento;
- concreto armado.
Os blocos de concreto são os mais usados. As placas permitem execução rápida e simples. O solo-cimento tem a vantagem do baixo custo. Já o concreto armado é recomendável em caso de necessidade de um muro mais resistente.




















2. MUROS DE CONTENÇÃO/ ARRIMO


O muro de arrimo é a solução mais comumpara segurar um barranco. A função do muro de arrimo é substituir a terra que foi removida para a feitura de um platô (uma parte plana) Barrancos de até 2 metros de altura podem ser contidos com um muro de arrimo feito de alvenaria. Barrancos com mais de 2 metros de altura devem ser contidos com um muro de arrimo feito de concreto armado. Neste caso, contratar um Engenheiro Civil, um Geotécnico ouum Técnico de Edificações para fazer o Projeto do Muro.
Os muros de arrimo ou de gravidade são obras de contenção que tem a finalidade de estabelecer o equilíbrio da encosta através de seu peso próprio, suportando os empuxos do maciço. O atrito de sua base contra o solo deve ser suficiente para assegurar a estabilidade da obra e sua geometria trapezoidal destina-se a evitar o tombamento porrotação em torno da aresta externa da base. São indicados em situações de solicitações reduzidas já que, para atender a esforços elevados, passam a demandar maior espaço para a implantação da base e podem-se tornar economicamente inviáveis, pelo alto custo de sua execução. Exigem projetos específicos e, em função da complexidade de cada situação, poderão demandar a execução de estudos geotécnicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de geologia
  • Trabalho De Geologia
  • TRABALHO GEOLOGIA
  • TRABALHO GEOLOGIA
  • Trabalho de Geologia
  • Trabalho de Geologia
  • Trabalho Geologia
  • Trabalho Geologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!