TRABALHOS FEITOS

Páginas: 47 (11528 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1. INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos possibilita aos indivíduos maiores de quinze anos, que não tiveram acesso à educação na idade devida, pessoas que por diversos motivos não conseguiram ingressar nos estudos.
A educação de adultos chega ao Brasil com os padres jesuítas em 1549, com o objetivo de catequizar e instruir nativos e colonizadores. Mas sabe-se que, a Educação de Jovense Adultos - EJA só teve inicio de fato na década de 60, com o revolucionário método criado por Paulo Freire. Antes existia uma pedagogia, uma educação, mas, não voltada para o crescimento do individuo como um ser critico, autônomo, reflexivo.
Os conhecimentos destes seres humanos não eram valorizados em todos os aspectos como: intelectual, critico, social; como também em relação a construção doconhecimento do individuo como todo. Infelizmente ainda é muito presente em muitas escolas públicas fatores como estes acontecerem, em especial na educação da EJA, pois, o ensino oferecido aos indivíduos desta modalidade de ensino não da ênfase a metodologia e sim aos conteúdos. É um ensino sem sentido para o aluno, pois está desvinculado de sua realidade, neste sentido o aluno é caracterizadocomo ser passivo, pois, não é levado o mesmo a problematizar e nem a questionar, entre outros.
Conforme citado acima, é um tipo de educação mais voltada para alienação do ser humano, sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento pleno do sujeito como pessoa humana, hoje infelizmente ainda é muito presente esta forma de educação em muitas escolas do nosso país.
Entende-se que o principal motivoque leva o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a evasão está relacionado a diversos fatores, como por exemplo: problemas socioeconômicos; ausência de currículos adaptados de acordo com a realidade dos educandos; professores mal preparados; material didático defasado; falta de motivação por parte dos educadores em relação ao aprendizado seus dos alunos; fracasso escolar; entre outros.Compreende-se que, a maioria dos aprendizes da EJA são indivíduos que trabalham fora para ajudar no sustento da família, por esse motivo chegam muito cansados na escola, muitos caminham horas da periferia até um bairro mais próximo da escola. Diversos destes aprendizes não tiveram a oportunidade de estudar na idade devida por vários fatores, como: morar em locais de difícil acesso um transportepúblico, outros porque que trabalhar para seu próprio sustento, e vários outros; ausência de renda (capital, dinheiro), entre outros fatores.
Neste trabalho, iremos ressaltar a importância do educador que atua nesta área, e que tenha em mente o mesmo, que educar na EJA é diferente de educar crianças, pois os indivíduos da EJA já têm certo conhecimento de mundo. É interessante que o profissional daeducação saiba escolher os materiais didáticos que melhor se adeque a realidade de seus educandos, para só então, a partir daí, iniciar o seu trabalho em sala de aula, trabalhando desta forma o educador estará contribuindo para o crescimento de seu aluno e tornando ao mesmo tempo, a aula mais atrativa e estimulante para seus alunados.

1.1 Problematização


Entende-se que o principal motivo queleva o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à evasão está relacionado a diversos fatores, como por exemplo: problemas socioeconômicos, ausência de um currículo adaptado de acordo com a realidade dos educandos, professores mal preparados, material didático defasado, falta de motivação por parte dos educadores em relação ao aprendizado seus dos alunos, fracasso escolar, entre outros.Partindo-se dessa breve contextualização, as principais perguntas que fazemos são as seguintes:
Quais os motivos que levam os educandos da (EJA) à evasão escolar?
De que forma o educador poderá estimular os alunados da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a aprender com mais criatividade, curiosidade e interesse? De modo que a evasão escolar possa reduzir?

1.2 Objetivos

1.2.1 Geral

Compreender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • trabalho feito
  • Trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • trabalho feito
  • Trabalhos feitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!