trabalhos feitos

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
 PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIAÚ

Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC








“APRENDER A SER E FAZER DIFERENTE”
Reflexões e Sugestões sobre a Evasão Escolar da Educação de Jovens e Adultos



IPIAÚ
2014




Deraldino Alves de Araújo
Prefeito do Município de Ipiaú


Geogelita Bacelar Dias Novo
Secretária Municipal de Educação eCultura



Neide Santos Ribeiro
Supervisora do Fundamental II





REFLETINDO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/ENSINO FUNDAMENTAL NOTURNO
“É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornaram educáveis na medida em que se reconhecem
inacabados.” Paulo Freire
Os jovens e adultos têm procurado aescola com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Entretanto, constata-se que esse interesse não é suficiente para a permanência dos alunos na escola.
Neste sentido, convidamos os professores para uma reflexão sobre a evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos, sem perder de vista os fatores sociais eeconômicos que envolvem essa clientela e que contribuem decisivamente para a exclusão social.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos precisam saber qual é a função social da escola e as consequências positivas quando a aprendizagem acontece sistematicamente, melhorando o desempenho profissional, elevando a autoestima e ampliando a sua competência leitora.
Valorizar o letramento, instituindo aspráticas sociais como referência para uma proposta pedagógica significativa, inserindo a temática social e cultural, as questões étnicas e de gênero, a globalização e a profissão, possibilita, via de regra, a inclusão dos adultos como atores e agentes da sua aprendizagem, consequentemente, favorecendo a redução dos atuais índices de evasão das escolas municipais.
É sabido que a Educação deJovens e Adultos tem tido avanços, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento do direito dos jovens e adultos e o dever do município em oferecer educação para a população não escolarizada. Hoje já se reconhece que o campo de atuação desse segmento incorpora tanto as perspectivas da educação popular e as lutas sociais _ tais como direito ao trabalho, moradia, transporte e emprego _ quanto àsmanifestações socioculturais que caracterizam as diversas comunidades que configuram a etnografia do nosso município.
Transformar a escola num espaço agregador das práticas sociais, inspirada na concepção de educação com qualidade social, fortalece os processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos como segmento que reafirma o direito dos jovens e adultos a compartilhar com oseducadores da gestão do ensino como princípio norteador à formação para o exercício da cidadania.
Nessa perspectiva, acreditamos que cada escola deva definir seu currículo, pensar e construir coletivamente seus projetos didáticos que traduzidos em ações deem visibilidade às necessidades e aspirações dos educandos, contextualizando, assim, o mundo do trabalho e a vida cidadã inerente ao universomulticultural dos jovens e adultos da nossa cidade.
OBJETIVO GERAL
Fortalecer a prática pedagógica dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos visando garantir a efetividade do processo ensino – aprendizagem, mobilizando a comunidade escolar para reduzir o índice de evasão do Ensino Fundamental Noturno da Rede Pública Municipal de Ensino de Ipiaú.

OBJETIVOS ESPECÍFICOSViabilizar ao corpo docente e discente a análise estatística da realidade da Educação de Jovens e Adultos de Jovens e Adultos da Rede Pública Municipal de Ensino de Ipiaú;
Monitorar mensalmente a frequência dos alunos do Ensino Fundamental Noturno para diminuir a evasão escolar;
Promover situações didáticas significativas de letramento para a Educação de Jovens e Adultos;
Aproximar o currículo das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • trabalho feito
  • Trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • trabalho feito
  • Trabalhos feitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!