Trabalhos denilandia

702 palavras 3 páginas
A Profissão de Arquitecto

O arquitecto é um artista social, uma vez que, de modo mais restrito que na pintura e na escultura, mantém uma interdependência das questões sociais, políticas e económicas, além dos imperativos tecnológicos e dos valores culturais da sociedade onde actua.

Sua função básica é realizar todo projecto de modificação da realidade espacial com o objectivo de permitir o desempenho de alguma função conexa à vida colectiva, sendo uma das actividades mais antigas, mais característica e mais representativas dos homens agrupados em sociedade.

É essencial para o arquitecto possuir habilidades e conhecimentos de desenho e noções espacial, além disso, é claro, conhecimentos matemáticos e capacidade de trabalhar em equipa.

De modo geral, Arquitectura consiste na arte de criar espaços, cuja finalidade é a de abrigar as actividades do homem, obedecendo imperativos de ordem funcional, técnica e estética. Pode-se considerar como um Espaço Arquitectónico qualquer intervenção no meio ambiente, que possua uma intenção artística, seja qual for a sua escala, tanto em nível interior como exterior, de uso individual ou colectivo; privado ou público.

A actividade arquitectónica é toda aquela que equivale à organização ou configuração do entorno físico do homem, visando sua utilização prática e sua significação plástica, sendo, portanto, uma das manifestações mais antigas da humanidade (LEMOS, 1994).

A arquitectura permite aos seres humanos, com ajuda dos meios técnicos criados e aperfeiçoados por eles, realizar a construção de todos os abrigos que lhes são necessários para sua vida colectiva ou em família. Neste aspecto, ela é pura produção material, ou seja, um bem-de-consumo. Entretanto, a obra arquitectónica não ocupa somente essa função utilitária primordial. Com o auxílio das formas que estas necessidades provocam e que os meios técnicos permitem realizar, ela atinge uma das mais altas expressões da arte pela utilização estética dos seus

Relacionados