Trabalhos: deficiência fisica cerebral

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
Deficiência Física: Paralisia Cerebral Infantil
DEFINIÇÃO-
O termo Paralisia Cerebral é considerado por muitos autores inadequado, pois da um significado de total ausência de atividades físicas e mentais, o que na verdade não ocorre; nas literaturas especializadas encontra-se uma gama enorme de definições que conceituam a Paralisia Cerebral, como: A Paralisia Cerebral consiste em um grupoheterogêneo de condições patológicas não progressivas do movimento e da postura, que se manifestam no início da vida, atribuídas ás várias etiologias, conhecidas e desconhecidas envolvendo o cérebro imaturo. A Paralisia Cerebral significa o resultado de um dano cerebral, que leva á inabilidade, dificuldade ou o descontrole de músculos e de certos movimentos do corpo.
ETIOLOGIA-
Para muitosautores a Paralisia Cerebral se acha relacionada com a anormalidade pré, peri e pós-natal.Vários fatores podem causar as lesões no encéfalo durante o período pré-natal, entre eles pode-se destacar:
• Agente Metabólico:  Ex: Diabete Materna.
• Agente Infeccioso: Ex: Rubéola Materna.
• Agente Mecânico: Ex: Irradiação.
Quanto ás causas peri-natais vários problemas podem ocorrer durante onascimento que podem ser Agente de Lesões encefálicas, sendo este o problema mais comum na etiologia da Paralisia Cerebral, segundo os autores pesquisados. Dentre os fatores Pós-natais estão as doenças infecciosas tais como meningites e encefalites, distúrbios vasculares, traumas e tumores cerebrais.
CARACTERÍSTICAS-
São definidas de acordo com as classificações que definem os tipos de ParalisiaCerebral.Para essa classificação leva-se em conta o tipo de envolvimento neuro-muscular, os membros atingidos por este comprometimento e o grau de comprometimento motor.De acordo com estes tipos de envolvimento neuro-muscular os autores citam categorias como: espasticidade, atetose, atáxia, tremor, rigidez, hipotonia entre outros.Destes os três primeiros são os mais encontrados na prática.• Característica de criança espástica: Apresenta um tônus que é predominantemente alto. A movimentação é restrita em amplitude e é feita com grande esforço.
• Característica criança atetóide: Apresenta sempre um tônus muscular instável eflutuante. Aparecem movimentos involuntários e incoordenados que dificulta a atividade voluntária. São características as trocas bruscas de tônus muscular,passando de um tônus diminuído ou normal á hipertonia ou vice-versa.
• Característica criança atáxica: Caracteriza-se por transtornos de equilíbrio, hipotonia muscular e falta de coordenação em atividades musculares voluntárias.
De acordo com os membros atingidos pelo comprometimento neuro-muscular podemos ter:
• Grupo das displegias: Onde as crianças apresentam um comprometimento maiordas extremidades inferiores.
• Grupo das quadriplegias: Apresentam um comprometimento do corpo todo.
• Grupo das hemiplegias: Apresentam um dimídio (lado) do corpo comprometido.
Já de acordo com o grau de incapacidade podemos ter: leve, moderado e severo.
TRATAMENTO -
O diagnóstico de Paralisia Cerebral pressupõe um amplo e cuidadoso diagnóstico diferencial. Esse diagnóstico deve serrealizado, sempre, por uma equipe multidisciplinar (TO, Psicólogo, Fisioterapeuta, Neurologista, Ortopedista entre outros) e o mais precoce possível. E a comunicação entre os membros dessa equipe é crucial para uma boa evolução do caso. A dinâmica do trabalho da Terapia Ocupacional se dá através de anamnese junto à família.A avaliação da criança com Paralisia Cerebral em Terapia Ocupacionalenvolve os aspectos: cognitivo, emocional, comunicação, coordenação motora global e fina, habilidades manuais (preensão, atividades bimanuais, dominância manual, força muscular, uso funcional dos membros superiores), integração perceptivo-sensorial (percepção tátil, controle visual, percepção auditiva), habilidades sociais, grau de independência nas Atividades de Vida Diária (alimentação, higiene,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiencia Fisica Paralisia Cerebral
  • Deficiência física e paralisia cerebral
  • Trabalho deficiência física
  • Portadores de deficiencia fisica no trabalho
  • Inclusão de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho
  • A inclusão da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho
  • Trabalho sobre inclusão
  • A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO MERCADO DE TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!