Trabalhos csousa

708 palavras 3 páginas
No tempo em que a Revolução da França espalhava ideais inovadores, liderada por Napoleão Bonaparte, culpado pela invasão de diversos países europeus, atacando sempre o antigo regime, discordando das suas ideologias e ações. Até que, uma união de países conservadores, acabou com o império de Napoleão. Com a derrota definitiva de Napoleão, foi feita uma reunião no Congresso de Viena com idéias reacionárias, no fundo queriam apagar o passado revolucionário que Napoleão fez e fazer de conta que ele não tinha existido. O medo de que uma revolução de tal gravidade estourasse novamente se espalho pela Europa, mesmo com o Congresso, foi criado um elo de proteção entre os países. A Santa Aliança tinha como objetivo uma ação conjunta contra uma futura revolução liberal .

O nacionalismo: Vários povos europeus desejavam ter seu próprio país, seu próprio governo. Por exemplo, os húngaros, que estavam sob o domínio da Áustria. Os italianos e os alemães também queria formar seu Estado nacional.
Na época, a Itália e a Alemanha eram compostas por dezenas de pequenos Estados.
O que os alemães e os italianos queriam era a unificação nacional, ou seja, a fusão desses pequenos Estados em um só.
O liberalismo era um movimento político em favor da liberdade dos indivíduos.
E o nacionalismo era um movimento político em favor da liberdade e da autonomia dos povos, do direito de criarem seus próprios Estados.

O liberalismo: Os aristocratas (Classe dos nobres) podiam estar satisfeitos com a situação da Europa depois do Congresso de Viena. Mas grande parte da população não estava! Burgueses, intelectuais, artesão, jornalistas, estudantes, operários e camponeses tinham motivos de sobra para se sentirem dominados pelo absolutismo. As idéias políticas liberais conquistaram muitos grupos sociais. Os liberais defendiam, em primeiro lugar, as liberdades individuais: a liberdade de discordar do governo, de se publicarem jornais com idéias próprias, de protestar contra as autoridades. Queriam

Relacionados

  • Mydocs
    8266 palavras | 34 páginas
  • Linguagem coloquial
    16200 palavras | 65 páginas