Trabalhos Coop

Páginas: 7 (1535 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Industrialização do Estado de São Paulo
Origem: O processo de industrialização em São Paulo sempre foi dinâmico e complexo, este ganhou corpo a partir de 1950 quando o processo de substituição de importações foi concretizado. Atualmente, o referido Estado contempla grandes grupos industriais nacionais e internacionais, tais grupos são detentores de um grande volume de capital e de novastecnologias. Além disso, há uma gama de indústrias de pequeno e médio porte de caráter familiar especializada no território paulista.
A gênese do desenvolvimento industrial no Estado de São Paulo iniciou-se em meados das décadas de 1880-1890, por meio dos capitais advindos da superprodução cafeeira e das iniciativas dos imigrantes europeus, que impulsionaram aqui o processo de industrialização. Porém,um pouco antes desse período, os empresários-fazendeiros haviam tentado se tornar industrial, mas, não foram bem sucedidos e perderam as suas unidades fabris. No entanto, sua capacidade empresarial foi muito relevante, pois eles promoveram a expansão das estradas de ferro, a introdução da imigração européia para as fazendas e a implantação da rede bancária. Mas, as crises nos preços do café antesda I Guerra Mundial acabaram levando à bancarrota as indústrias dos plantadores de café. Os imigrantes inseriram-se na economia cafeeira paulista no final do século XIX, como:
1) colonos, com capacidade produtiva e de consumo superior aos escravos.
2) pequenos negociantes artesanais e comerciais.
3) grandes comerciantes, exportadores de café ou importadores. Esses imigrantes com capitaismodestos levantaram grandes impérios industriais. Em de 1935, eles detinham a maioria das indústrias paulistas.
A indústria paulista superou a indústria do Rio de Janeiro, entre 1907 a 1919, quando deu um salto quantitativo, crescendo mais que o dobro da indústria do resto do país. Já no período entre 1919 e 1929, a indústria paulista passou a diversificar alguns segmentos industriais mais dinâmicos,de bens de produção, buscando atender o mercado nacional.
Vários fatores pesavam a favor de São Paulo e todos eles associados à imigração europeia, como: o maior número de empresários, a mão-de-obra mais preparada e o mercado mais amplo e sólido, que possibilitou este a buscar novos mercados. Além disso, reunia condições excepcionais de infraestrutura básica (ferrovia, rodovia e eletricidade,entre outros). A década de 1930 foi o marco do processo de desenvolvimento capitalista no Brasil, tendo como paradigma, a mudança da hegemonia do modelo agrário-exportador para o modelo industrial. Desse modo, a industrialização emergiu como o viés de substituição de importações, após o “crack” da Bolsa de Nova York.
A crise de 1929 e sua recuperação provocariam o deslocamento do eixo dinâmico daacumulação, do setor agroexportador para o industrial. Desarticulando o comércio exterior, isto causaria forte reversão no abastecimento interno: as restrições às importações forçariam a periferia nacional a importar, agora, produtos manufaturados de São Paulo; este, por sua vez, deveria, crescentemente, importar mais matérias-primas e alimentos de outros estados. Passava-se, portanto, a integraro mercado nacional sob o predomínio de São Paulo. À periferia, nada mais restava do que se ajustar a uma função complementar da economia de São Paulo, embora mantendo ainda sua antiga dependência do exterior, através de suas exportações tradicionais.
Foi em 1933, que a economia brasileira começou a se recuperar da crise de 1929, por meio do setor industrial, que passou a comandar o processo deacumulação de capital. A substituição de importações visou expandir a industrialização para além dos ramos têxtil e alimentício, procurando trabalhar com atividades industriais mais complexas, como química, metalúrgica, plástico, material de transporte, mecânica, borracha e material elétrico.
Entre 1933 e 1939, vamos assistir a um surto industrial no país, com taxas de crescimento da ordem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégias Coop
  • PROJETO COOP
  • Coop Bem Estar
  • Caso coop. capricornio
  • Legisla O Tributaria Coop Credito 1
  • Trabalhos trabalhos trabalhos
  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!