trabalhos annnette garrette

831 palavras 4 páginas
A entrevista de annnette garrett. a entrevista pode ser apenas uma eficaz técnica para obter respostas pré-pautadas por um questionário; ou, por outro lado, é uma técnica de interação social, de interpenetração informativa, quebrando assim isolamentos grupais, individuais, sociais; pode também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação.
Para que isso possa acontecer, é preciso percorrer cuidadosamente alguns passos: pensar a pauta, compreendê-la, adotar diante dela uma postura não autoritária, pesquisar, buscar dados e informações sobre o interlocutor e os assuntos sobre os quais ele irá falar, organizar um roteiro da conversa e saber que ele não é imutável. Apenas depois de cumprir esse percurso o jornalista pode jogar-se ao encontro com o entrevistado, onde, mais uma vez, precisa saber ouvir, perguntar, conversar, mostrar-se sensível, participar, rompendo com os padrões da entrevista impositiva e diretiva para estabelecer as condições de uma conversa que libera, flui, tem ritmo, tece o presente e garante a elucidação de seus acontecimentos.
Seguindo nessa direção, a entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos, sendo eles individuais ou coletivosComo observa Annette Garrett (1991), em “A entrevista seus princípios e métodos”, todas as pessoas de uma maneira ou de outra estão em contato com a entrevista, ora entrevistando ora sendo entrevistadas. O livro “A entrevista, seus princípios e métodos”, de Annette Garrett (1991), é dedicado a assistência social, no entanto, no prefácio, a editora explica que este trabalho foi feito “para uso tanto de assistentes sociais como de entrevistadores de outras organizações” (p.10).
Outros autores também aprovam a sistematização da entrevista no domínio da psicologia, um deles é Garrett

Relacionados