trabalhos academicos

Páginas: 3 (625 palavras) Publicado: 15 de junho de 2013
FALEIROS, Vicente de Paula. O que é Política Social. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos).


Vicente de Paula Faleiros é assistente social, doutor em sociologia,professor da Universidade Católica de Brasília, pesquisador do CNPq, coordenador do Cecria, autor, consultor e poeta. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1966), graduação emServiço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1966), especialização em planejamento pela UnB, doutorado pela Université de Montreal (1984). Professor titular aposentado da Universidade de Brasíliaé atualmente professor colaborador da mesma, e professor da Universidade Católica de Brasília . Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas, Políticas Sociais e Serviço Social com ênfase nosseguintes temas: criança e adolescente, assistência social, saúde pública, previdência, regulação, teoria e metodologia do servico social, velhice/gerontologia e violência. O grupo de pesquisa do CNPq éGeracionalidade, Imaginário e Violência- GEVIM. É professor emérito da Universidade de Brasília.Autor e Consultor.
Na sociedade capitalista sempre houve um discurso de igualdade, uma garantia deacesso do cidadão aos bens e serviços sem discriminação de qualquer espécie. É o mínimo que se pode oferecer a todos.
Na parte III, As Politicas Sociais no Capitalismo avançado. O Welfare Stateou Estado de Bem Estar, O autor inicia falando sobre o tratado de Versalhes (1914-1918) em que consagrou alguns direitos previdenciários e trabalhistas , mas só no final da 2º Guerra Mundial(1939-1945) é que o sistema de proteção social ao indivíduo surgiu de maneira geralizada nas ocasiões em que o cidadão perdesse sua sobrevivência, sua fonte de renda (salário-desemprego, salário-família,etc).
O autor explica que quando o Estado garante ao cidadão a oportunidade de acesso gratuito a alguns tipos de serviços e benefícios mínimos para todos. É chamado de Welfare State ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos academicos
  • Trabalhos academico
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • Trabalho academico
  • trabalho academico
  • Trabalho Academico
  • trabalho academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!