Trabalhos acadêmicos

Páginas: 14 (3427 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Sinopse
Esta obra aborda os principais desafios enfrentados por muitos dos sistemas educacionais da atualidade, entre eles o brasileiro, e aponta uma forma eficaz de superá-los. Sem apresentar fórmulas mágicas e simplistas, nem tampouco recorrer à retórica ideológica, Martin Carnoy sai a campo em busca de evidências – e vai buscá-las na sala de aula, onde a qualidade da educação se materializa.A partir da mensuração minuciosa do que acontece em classes cubanas, chilenas e brasileiras, o autor chega a conclusões contundentes e instigantes sobre as razões da superioridade acadêmica de Cuba. Um livro indispensável na estante de qualquer brasileiro preocupado com a questão da educação no país.
O livro
A vantagem acadêmica de Cuba é muito mais do que um livro sobre a educação de um país. Aobra aborda os principais desafios enfrentados por muitos dos sistemas educacionais da atualidade, entre eles o brasileiro, e aponta uma forma eficaz de superá-los. Sem apresentar fórmulas mágicas e simplistas, nem tampouco recorrer à retórica ideológica, Martin Carnoy sai a campo em busca de evidências – e vai buscá-las na sala de aula, onde a qualidade da educação se materializa.
Apartir da mensuração minuciosa do que acontece em classes cubanas, chilenas e brasileiras, o autor chega a conclusões contundentes e instigantes sobre as razões da superioridade acadêmica de Cuba. A presença do Estado como guardião da igualdade de oportunidades se traduz em um sistema centralizado de acompanhamento do que A vantagem acadêmica de Cuba é muito mais do que um livro sobre a educação de umpaís. A obra aborda os principais desafios enfrentados por muitos dos sistemas educacionais da atualidade, entre eles o brasileiro, e aponta uma forma eficaz de superá-los. Sem apresentar fórmulas mágicas e simplistas, nem tampouco recorrer à retórica ideológica, Martin Carnoy sai a campo em busca de evidências – e vai buscá-las na sala de aula, onde a qualidade da educação se materializa.A partir da mensuração minuciosa do que acontece em classes cubanas, chilenas e brasileiras, o autor chega a conclusões contundentes e instigantes sobre as razões da superioridade acadêmica de Cuba. A presença do Estado como guardião da igualdade de oportunidades se traduz em um sistema centralizado de acompanhamento do que com sua pesquisa, Carnoy desnuda alguns mitos ainda vivos no Brasil, entreeles o de deixar a educação exclusivamente nas mãos do mercado ou o de garantir a autonomia do professor por sobre o direito do aluno aprender. Este livro é, portanto, indispensável na estante de qualquer brasileiro preocupado com a questão da educação no país.

Paula Louzano, pedagoga, mestre em Educação Comparada pela Universidade Stanford e doutora em Política Educacional pelaUniversidade Harvard
Número de páginas: 272

Comentários de Ilona
Enquanto mais de 50% dos alunos cubanos conseguem resolver problemas complexos de matemática, apenas 10% dos alunos brasileiros e 15% dos chilenos atingem o nível mais avançado de proficiência matemática, de acordo com o Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (Llece), coordenado pela Unesco.
O que seráque acontece nas escolas cubanas e que não acontece nas escolas chilenas e brasileiras?
Buscando responder a esta pergunta, o professor Martin Carnoy coordenou uma pesquisa comparativa nesses países e publicou este livro, que agora a Fundação Lemann e a Ediouro traduzem e distribuem no Brasil.
Para realizar este estudo, os pesquisadores filmaram e cronometraram as atividadesescolares nos três países e fizeram algumas constatações impressionantes. Embora sempre existam exceções à regra, as salas de aulas brasileiras alternaram momentos de extrema mediocridade com total descontrole das atividades desempenhadas pelos alunos. Enquanto isso, no Chile e, mais especialmente, em Cuba, os alunos trabalhavam em grupo, resolviam problemas e faziam atividades previamente programadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos academicos
  • trabalhos academicos
  • Trabalhos academico
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • Trabalho academico
  • trabalho academico
  • Trabalho Academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!