Trabalhos acadêmicos

Páginas: 12 (2855 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
1. Justificativa / Problematização

O interesse em pesquisar pelo tema relacionado a homossexualidade surgiu durante a graduação em história e mais especificamente no curso de história medieval quando tivemos acesso à obra do Jeffrey Richards, sexo, desvio e danação: as minorias na idade média. Entre essas minorias na idade média abordadas na obra do Richards inclui os Homossexuais. A leituradessa obra que me possibilitou, a princípio, conhecimento sobre a homossexualidade e os homossexuais na idade média, ou melhor, a forma como qual eram vistos pela igreja católica, as monarquias e as autoridades municipais num período marcado pela predominância da mentalidade religiosa cristã e a perseguição, repressão e punição aos que praticassem a homossexualidade. Na idade média, ela eraconsiderada pecado grave “por ordem crescente de gravidade, os pecados contra a natureza eram: masturbação, relação inatural com o sexo oposto, relação homossexual e bestialidade” (RICHARDS, 1993, P.145), mas também crime passível de morte “o código de Justiniano tinha prescrito a execução publica na fogueira para homossexuais, e isto configurou o modelo para os códigos de leis introduzidos pelasmonarquias nacionais” (ibid, P.147)
Paralelamente, o que também me suscitou interesse por essa categoria social foi a observância, na atualidade, na grande visibilidade e publicidade, inclusive nos meios de comunicação, que tem o movimento gay organizado,bem como as conquistas que esses movimentos e os homossexuais em geral tem adquirido, seja através de medidas legislativas, providênciasadministrativas e decisões judiciais em âmbito local, estadual e nacional. Outra observação importante tem sido os debates, nesse ano eleitoral, protagonizados pelos candidatos à presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), sobretudo através dos meios de comunicação, sobre a temática do casamento gay/união civil entre homossexuais. Tudo isso vem demonstrar a visibilidade dessa categoria social nacontemporaneidade.
Se antes, como na idade media, a normatização instituída servia para perseguir os homossexuais e puni-los, na contemporaneidade, ela vêm sendo criada para incluí-los como cidadãos na sociedade e igualizar cada vez mais os direitos destes aos direitos dos heterossexuais. Neste sentido, inclusive, já há julgamentos favoráveis à adoção por casais homossexuais em 45% das capitaisbrasileiras, no entanto, em apenas sete delas, a adoção já foi concedida; em outras cinco, os pedidos aguardam decisão final. No Piauí, pelo provimento n° 009-/2008 o TJ-PI obriga cartórios a registrar a união homossexual. Mais uma conquista do movimento LGBT’s no Piauí, o provimento atende a um pedido de providencias formulado pelo grupo Matizes, em fevereiro de 2008.
Portanto, a minha pesquisa temcomo tema o movimento organizado LGBT’s. O recorte temporal que compreende essa pesquisa é o período de 2002, ano que surge o grupo Matizes, até a atualidade. O recorte espacial da pesquisa é a cidade de Teresina, lugar onde esses movimentos surgiram, e mantêm ou mantiveram suas sedes, embora as conquistas do movimento organizado LGBT’s tenham sido em âmbito até mesmo estadual.
O meu intuito nessetrabalho e analisar a emergência e atuação dessa categoria social como um movimento politicamente organizado e com finalidades a serem realizadas em defesa da promoção da liberdade sexual e da equidade de direitos e deveres entre homossexuais e heterossexuais. Portanto, essa pesquisa se insere na história política.
Alguns questionamentos se fazem necessários ao entendimento do movimentoorganizado LGBT’s são eles: Em que conjuntura histórica surgiu o primeiro movimento organizado LGBT’s em Teresina? Como atuam ou atuaram esses movimentos organizados na defesa de seus propósitos? Quais as estratégias de mobilização social para sua visibilidade em Teresina e reconhecimento como movimento politicamente organizado?
Este trabalho possibilitará uma compreensão, na atualidade, do movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos academicos
  • trabalhos academicos
  • Trabalhos academico
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • Trabalho academico
  • trabalho academico
  • Trabalho Academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!