Trabalhopsicopatologia

482 palavras 2 páginas
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Campus Votuporanga-SP
Curso: Formação Psicanálise Clinica
Disciplina:Psicopatologia
Prof(a): Carol Godoi
Trabalho
NOTA

Nome do aluno:
RA:
Turma:
Assinatura do aluno:
Data da Prova:

Questões

Analise os casos clínicos descritos abaixo e apresente a sua hipótese diagnostica, justificando-a e descrevendo as possibilidades de tratamento para cada um dos casos.

CASO 1
Um homem de 21 anos é levado ao setor de emergência pela policia depois de ter sido encontrado sentado no meio de uma rua de grande movimento. À guisa de explicação, o paciente fala “As vozes me disseram para fazer isso.” Relata que, no ultimo ano, sentiu que “as pessoas não são quem elas dizem ser”. Começou a isolar-se em seu quarto e largou a escola. Afirma que ouve vozes lhe dizendo para fazer “coisas más”. Em geral existem 2 ou 3 vozes falando, e muitas vezes comentam entre si o seu comportamento. Nega estar usando drogas ou álcool, embora relate ter fumado maconha ocasionalmente no passado. Diz que interrompeu o habito nos últimos seis meses porque não tem mais dinheiro e que a maconha contribuía para as vozes. Nega qualquer problema clinico e não está tomando medicamento. No exame do estado mental, foi observado que o paciente está sujo e desalinhado, com má higiene. Parece um pouco nervoso no ambiente e caminha em torno da sala de exame, sempre com as costas voltadas para uma parede. Afirma que seu humor está “OK”. Seu afeto é congruente, apesar de embotado. Sua fala tem velocidade, ritmo e tom normais. Seus processos de pensamentos são tangenciais e algumas vezes se notam associações desorganizadas.

CASO 2
Um homem de 32 anos é atendido pelo psiquiatra da prisão depois de se envolver em uma briga com outro prisioneiro devido a uma aposta de $5. O paciente foi preso por falsificar cheques, e essa é a sua quarta sentença. As sentenças anteriores foram por atacar um policial, roubar em uma loja de departamentos e, aos 13 anos, roubar um carro. Ele

Relacionados