trabalhops

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
De família modesta e neto de uma mestiça, António Vieira nasceu em Lisboa, em 1608. Partiu, juntamente com os pais, para o Brasil com seis anos de idade. Estudou no colégio dos Jesuítas, em Salvadorda Baía, e em 1623 iniciou o noviciado na Companhia de Jesus. Propondo-se missionar entre os ameríndios e os escravos negros, estudou tupi-guarani e quimbundo. Foi ordenado sacerdote aos vinte e seteanos. Em 1641, sendo já um pregador prestigiado, regressou a Portugal e ao serviço do rei D. João IV envolveu-se diretamente na atividade política.

Em 1652, Vieira partiu de novo para o Brasil,onde se deparou com revolta dos colonos contra a proteção da Companhia de Jesus aos Índios. A 13 de junho de 1654, o Padre António Vieira pregou o Sermão de Santo António (aos peixes), em S. Luís doMaranhão, partindo de seguida, para Portugal, em busca de “remédio para a salvação dos Índios”.

Em 1661, foi expulso do Maranhão, bem como os restantes jesuítas, embarcando à força para Lisboa.Em 1665, Vieira foi preso pela Inquisição, sob a acusação de heresia, por acreditar nas profecias do Bandarra e vaticinar a ressurreição de D. João IV (falecido em 1656) para finalizar a concretizaçãodo sonho do Quinto Império. Apesar de todas as tentativas de defesa, foi condenado à reclusão numa casa jesuítica, em Coimbra e foi proibido de pregar.

Amnistiado em 1668, partiu para Roma, ondetriunfou como diplomata e pregador, nomeadamente junto da rainha Cristina da Suécia, que vivia então em Roma, e junto da própria Cúria Papal, onde moveu influências contra a Inquisição, à qual a santaSé pediu contas sobre o modo como estavam a ser julgados os cristãos-novos.

Morreu em 1697, com oitenta e nove anos de idade, dos quais cinquenta e um foram vividos em terras brasileiras.Principais obras: Sermões (oratória, prosa); Cartas (epistolografia); Esperanças de Portugal, Quinto Império do Mundo, Primeira e Segunda Vidas de El-Rei D. João IV (discurso profético); História do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalhop
  • trabalhop
  • trabalhop
  • Trabalhop Entregar
  • Trabalhop infantil
  • Ficha de trabalhop TIAT
  • TRABALHOP 3 SEM ORRUMADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!