TrabalhoPalacioQueluz

398 palavras 2 páginas
Estilo barroco em Portugal
Palácio de Queluz

Indice






Introdução
História do palácio
Estilo barroco no palácio
Conclusão
Bibliografia

Introdução
Nesta apresentação vamos falar do palácio de Queluz.

História
O Palácio Nacional de
Queluz é um palácio do século XVIII localizado na cidade de Queluz. O palácio foi construído como uma casa de verão para D. Pedro de
Bragança.

História (cont.)
Após o incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, o Palácio de Queluz tornou-se a residência oficial do futuro rei D. João VI, e de sua família. Permaneceu assim até a fuga da família real para o Brasil em 1807, devido às invasões francesas em Portugal.

História (cont.)
Após um grave incêndio em 1934, o qual destruiu o seu interior, o Palácio foi extensivamente restaurado e, hoje, está aberto ao público como um ponto turístico.

Sala de Espelhos
Era a sala que usavam para as festas, inspirada no salão de espelhos do Palácio de Versailles esta sala tem o estilo rococó, imensos espelhos para dar mais luz à sala e para criar a ilusão de grandeza à divisão.

Sala dos Embaixadores

Sala de Fumo
Nos séculos XVII e XVIII era um grande hábito fumar depois do almoço. Por isso, D. Pedro de Bragança pediu ao arquiteto uma sala só para fumar.

Capela do palácio
Foi desenhada pelo arquiteto Mateus Vicente de Oliveira.
Era aqui que o rei e a rainha rezavam todos os dias. A capela está coberta de talha dourada e no retábulo está representada
Nossa Senhora da Conceição.

Sala de jantar

Quarto de D. Quixote
Esta é uma das divisões mais importantes do palácio já que foi neste quarto que aconteceram momentos históricos como o nascimento dos filhos do rei D. João V! e a morte de D. Pedro !V.

Conclusão
Na realização deste trabalho, tivemos a oportunidade de aprender que o Palácio de Queluz tem imensos vestígios do estilo barroco. Como se pode verificar, a corte portuguesa estava a tentar imitar a corte francesa nas suas obras, mas mesmo assim tinham um estilo de vida

Relacionados