Trabalhoooo nutri

370 palavras 2 páginas
Atuação do Nutricionista em saúde pública na promoção da alimentação saudável

O Nutricionista é capacitado Para desenvolver atividades em diversas área, seu campo de atuação é abrangente e está em expasão; A área da nutrição etá cada vez mais inserida na melhora e eficácia do atendimento em saúde pública. O nutricionista é capacitado à trabalhar no S.U.S , assim sendo inserido na Rede Básica de Saúde e no Programa Saúde da Família, ou ser direcionado para atuar no campo de Saúde Pública.
Um novo conceito é gerado, pois a tempos atrás o conceito de nutrição e alimentação não era usado para controle e prevenção de doenças. Cabe ao nutricionista também prestar assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos sadios ou enfermos, através de ações, programas, pesquisas e eventos direta ou indiretamente relacionados à alimentação e nutrição.
A Ciência da nutrição teve, nos últimos anos, um grande desenvolvimento e expansão, em pesquisas , publicação de trabalhos e número de pesquisadores; Mas ainda tem um pequeno número de profissionais formados. Ainda há duvidas sobre o potencial de resolução das ações de educação alimentar e nutricional, por isso ainda é considerada algo dispensável no campo de saúde pública.
Temos ainda o conceito básico de alimentação saudável associado à um conceito real (conteúdo técnico) e o conceito ideal (história alimentar de cada pessoa).
Tendo em vista os aspectos mencionados, vimos que a inserção de nutricionistas na área da saúde pública, sofreu um avanço, mas ainda é pequeno. Deve-se buscar estratégias, até mesmo na formação do profissional para atuar em novas práticas para a promoção da saúde. precisa também compartilhar essa responsabilidade com outros profissionais (Médicos e Enfermeiros), para que ambos possam caminhar juntos na promoção da saúde.
Dessa forma , nós estudantes devemos nos basear e especializar, tendo em vista os dados e fatos apontados em estudos com relação ao ponto nutricional coletivo.

Relacionados