Trabalhooo Do 3 B

2792 palavras 12 páginas
O que acontece com pessoas expostas à radiação

Todo mundo ouve falar que pessoas próximas às usinas nucleares no Japão devem deixar as imediações para não correrem o risco de serem contaminadas pelas partículas radioativas emitidas na atmosfera. Saiba quais as consequências se ocorrer tal exposição.
A radiação pode alterar a estrutura das células, como acontece em casos de câncer. Isso porque as partículas são capazes de atravessar objetos e entrar no organismo.
Outro fator que torna o desastre mais arriscado é que a contaminação depende das condições climáticas, ou seja, o vento é capaz de levar as partículas quilômetros de distância da onde foram inicialmente emitidas.
Os sintomas variam de acordo com os níveis de exposição, como veremos a seguir nas informações do L. A Times. Mas antes é preciso entender o processo.

Todo tipo de radiação é prejudicial?
Não. Há dois tipos de radiação: não-ionizantes e ionizantes. Radiação não-ionizante inclui a radiação infravermelha, ondas de rádio, radiação de telefones celulares e as radiações usadas para cozinhar alimentos no micro-ondas. Tal radiação não quebra ligações químicas. Se for muito intensa, pode aquecer tecidos, caso contrário, não tem efeitos significativos.

Não há comprovação científica de que possa causar câncer.
A radiação ionizante é muito mais perigosa porque ele quebra ligações químicas e, portanto, causa câncer. Exemplos deste tipo de radiação incluem os raios X, raios gama e alfa ou partículas beta emitidas por elementos radioativos.

O que acontece quando alguém é exposto à radiação ionizante?
Isso depende do tempo de exposição. Os sintomas iniciais são idênticos aos sofridos por uma pessoa que se submete à radioterapia para o câncer. Os primeiros sinais incluem náuseas e fadiga, e depois vômitos. Depois disso vem a perda de cabelo e diarreia. Na radioterapia para tumores, a exposição para após esse ponto e os sintomas são controlados. Mas com o uma exposição não controlada, a próxima etapa é

Relacionados