TrabalhoOficial

13566 palavras 55 páginas
INTRODUÇÃO

Os setores de Comércio Exterior e cosméticos são setores que estão em constante crescimento e desenvolvimento e neste processo encontram-se muitas barreiras, algo comum, a princípio parece notório apenas barreiras, mas mesmo nesta complexa fase é possível identificar potencialidades que são pontos que fortalecem e auxiliam no processo desenvolvimento e crescimento. O objetivo principal desta pesquisa é identificar, analisar e concluir quais são os limites e potencialidades destes setores, e para uma pesquisa clara o principal foco são as micro e pequenas empresas situadas na Região do Grande ABC. Para a identificação dos fatores utilizou-se de coleta de dados através de pesquisas bibliográfica realizadas em sites, revistas, jornais que formam a base e a estrutura da pesquisa e com a realização de entrevistas de empresas do setor e com o Sindicato Patronal, que apóiam a base e a estrutura da pesquisa. Durante o desenvolvimento da pesquisa foram observadas questões sociais, ou seja, a contribuição para a região, como o desenvolvimento dos profissionais, oferecendo cursos; o aumento do mercado de trabalho, o aumento de emprego, fatores que estimulam o crescimento e desenvolvimento da região, os benefícios para a economia, observada através das análises de dados da exportação, empregos, produção. Os dados utilizados são de um período aproximado de cinco anos.
Para melhor organização e clareza a pesquisa foi dividida em quatro capítulos. O capítulo 1 aborda o setor de exportação e cosméticos em âmbito nacional, para conhecimento e esclarecimento dos principais pontos do setor como crescimento do setor, perfil dos profissionais, facilitando a análise dos setores no âmbito regional.
O capítulo 2 aborda as barreiras. A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância sanitária é considera uma barreira devido às burocracias enfrentadas pelas empresas, o baixo investimento em pesquisas e desenvolvimento e estrutura técnico-produtiva que deixam à indústria brasileira em

Relacionados