Trabalhoo De Sales 1

305 palavras 2 páginas
Questões
1. Explique a mudança fundamental que ocorreu na educação brasileira com a vinda da Família Real e com a Independência.
2. O que ocorreu com o ensino primário durante o Império?
3. Como se dividiram as competências educacionais na Primeira Republica?

Respostas
1. Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil (1808) e com a independência (1822), a preocupação fundamental do governo no que à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes do país. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocuparam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos, especialmente através do curso secundário e dos exames de ingresso aos estudos de nível superior.
2. Em 1854, o ensino primário foi dividido em elementar e superior. No elementar ensinava-se instrução moral e religiosa, leitura e escrita, noções essenciais de gramática, princípios elementares de aritmética e o sistema de pesos e medidas; no superior poderiam incluir-se dez disciplina, desdobradas do ensino elementar. O ensino primário era pouco difundido pelas seguintes razões: os orçamentos províncias erram escassos; os escravos eram proibidos de frequentar a escola; o curso primário nem era exigido para o ingresso no secundário.
Como vimos, a principal preocupação do governo, no que diz respeito a educação, era a formação de elite dirigente, objetivo que o levou a concentrar seus esforços no ensino secundário e superior.
3. De um lado, o sistema federal cuja principal preocupação era formação das elites, através dos cursos secundários e superiores; de outro lado, os sistemas estaduais que embora legalmente pudessem instituir escolas de todos os graus e modalidades, limitavam-se a organizar e manter a educação das camadas populares -ensino primário e profissional- e assim mesmo de forma precária.

Relacionados

  • E-Commerce
    2218 palavras | 9 páginas
  • tecnico de segurança do trabalho
    3596 palavras | 15 páginas