TrabalhoMANEJO

483 palavras 2 páginas
TRABALHO 2,0

1. Comente sobre Hidrologia.

A hidrologia é uma ciência dedicada ao estudo das águas. Esta ciência estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades químicas e físicas, leis e fenômenos enterativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente.

2. Qual a importância de Manejo de Bacias Hidrográficas?
A água faz parte do meio ambiente, portanto, sua conservação e bom uso são fundamentais para garantir a vida em nosso planeta. Algumas particularidades da água são: e um recurso natural, unico, escasso,essencial à vida, está distribuída de forma desigual no planeta. Devido a estas características ganha relevância o tema do manejo e preservação das bacias hidrográficas. A bacia é um território, microcosmo delimitado pela própria natureza. Seus limites são os cursos d’água que convergem para um mesmo ponto. As bacias, seus recursos naturais (fauna, flora e solo) e os grupos sociais possuem diferentes características biológicas, sociais, econômicas e culturais que permitem individualizar e ordenar seu manejo em função de suas particularidades e identidade.

3. Comente sobre a Classificação de Bacias.
Exorreica, quando as águas drenam direta ou indiretamente para o mar;
Endorreica, quando as águas caem em um lago ou mar fechado;
Criptorreica, quando as águas desaguam no interior de rochas calcárias (são porosas), gerando lagos subterrâneos (grutas), além da formação de lençóis freáticos;
Arreica, quando o rio seca em determinado momento do seu percuso.

4. O que é uma Bacia Hidrográfica?

Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água dasprecipitações para esse curso de água e rios menores que desaguam em rios maiores (afluentes).

5. Explique divisor de águas

Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas. As águas

Relacionados