TrabalhoLinux

3593 palavras 15 páginas
1. Histórico
O sistema Linux surgiu da fusão de dois trabalhos: o projeto GNU e o KERNEL Linux. A idéia fundamental do projeto GNU esta expressa “Manifesto GNU” escrito em 1985 por Richard Stallman. GNU é uma abreviatura em inglês e significa Not Unix.
No período de 1991 a 1993 um estudante de informática, Linus Torvald, em um projeto paralelo à sua graduação, desenvolveu a partir do zero um KERNEL dentro do espírito Unix, um clone de Unix. Este kernel veio suprir a necessidade da comunidade de usuários de Unix, em geral constituída de pessoas que trabalham em grandes computadores e que não tinham a sua disposição um sistema operacional Unix para seus computadores pessoais, isto é necessitavam de um "UNIX" que rodasse em pc's. Estabeleceu-se, então uma colaboração espontânea internacional envolvendo universidades, com o intuito de aprimorar o sistema desenvolvido por Torvald. É claro que, neste contexto, a fusão com o projeto GNU seria natural. Este KERNEL é o programa base que estabelece a relação entre o usuário, as tarefas do sistema e suas entradas e saídas, é este programa que possui as propriedades de multitarefa e multiusuário mencionadas. A união destes projetos é a base do sistema Linux, na verdade, Linux/GNU.
O Linux é um clone UNIX de distribuição livre para PCs baseados em processadores 386/486/Pentium, sendo uma implementação independente da especificação POSIX, com a qual todas as versões do UNIX padrão (true UNIX) estão convencionadas.
O Linux foi primeiramente desenvolvido para PCs baseados em 386/486/Pentium, mas atualmente também roda na maioria das arquiteturas existentes.
O Linux foi escrito inteiramente do nada, não há código proprietário em seu interior e está disponível na forma de código objeto e também em código fonte e pode ser livremente distribuído nos termos da GNU General Public License.
A maioria dos programas rodando em Linux são freeware genéricos para UNIX, muitos provenientes do projeto GNU.
O Linux possui todos as

Relacionados