Trabalhohomiletica 1

1617 palavras 7 páginas
SEMINARIO TEOLOGICO BATISTA DO NORTE DO BRASIL
Trabalho de Hermenêutica
Hermenêutica fundamentalista e Neopentecostal

Hermenêutica Fundamentalista

O tema que nos propomos a discorrer é a hermenêutica fundamentalista. Que significa quando usamos essa expressão: “hermenêutica fundamentalista”? O primeiro pensamento que nos vem a memória é o tipo de interpretação da Bíblia praticado por pessoas que fazem parte do chamado fundamentalismo cristão ou seja, cristãos ultraconservadores, que consideram documento fundamental de sua fé os volumes originais da coleção The Fundamentals, publicados a partir de 1909 (posteriormente editados em quatro volumes), em uma edição que ficou sob a responsabilidade final de R. A. Torrey. Não é dessa hermenêutica, que falaremos. Também não é a forma radical e violenta de comportamento religioso que atualmente é chamada de fundamentalismo, islâmico ou cristão. Nosso propósito é discorremos sobre fundamentalismo na hermenêutica, ou seja, sobre um modo de interpretar a Bíblia que perpassa diferentes teorias, movimentos e instituições.
Uma estética, ou seja, um estilo de interpretação, uma atitude hermenêutica, que não se identifica com nenhuma teoria ou método específico, mas os perpassa a todos igualmente.
O berço do Fundamentalismo foi o Seminário Presbiteriano de Princeton. Em Princeton se concentraram as discussões teológicas entre osfundamentalistas e os modernistas e os debates entre a ciência e a teologia, antes de tudo, pela discussão gerada pela teoria da evolução. O movimento era impulsionado na verdade por um amplo movimento derenovação das igrejas.
Por fundamentalista, entendo o tipo de leitura que identifica a palavra escrita com a Palavra divina, negando, assim, a historicidade do texto e reivindicando, assim, para os textos bíblicos, o caráter de autoridade final da Escritura, graças à sua inerrância e expressão da verdade divina absoluta (fora de contexto).
O objetivo da leitura da

Relacionados