TRabalhoGuerine

2817 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
Centro de Ciências Sociais e Jurídicas
Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas
Modalidades da Política Social no Brasil - Docente: Eduardo Guerine, Me.
Mestrandos: Adm. Marcelo Leite de Medeiros, Esp.

POLÍTICAS PÚBLICAS: DOS CONCEITO À SUAS MODALIDADES

INTRODUÇÃO

A área de políticas públicas se consolidou, nos últimos sessenta anos, para ajudar no diagnóstico e no tratamento de problemas públicos, e apesar de muitos teóricos discordarem, por não haver um consenso quanto à definição do que seja uma política pública, é possível sim ter uma compreensão de todo o processo relacionado a política pública, dividimos esta obra em três partes, como descrito abaixo.
Na primeira parte desta obra estabelecemos uma definição, justificando nosso posicionamento, após esta definição breve e o processo de evolução dos estudos relacionados a políticas públicas, tratamos de qual o papel do governo, após uma primeira parte de definições, e conceitos importantes para se entender políticas públicas, nada melhor para a compreensão do que discorrer sobre as sete fases do ciclo de formação de políticas públicas, quais são essas fases? A vida de uma política pública segue necessariamente todas estas? Para encerrar, em uma terceira parte, respondemos a pergunta, como influenciar políticas públicas? Diante de uma sociedade que no decorrer dos anos perdeu parte da confiança, na gestão pública, por conta de vários fatores como ineficiência, disfuncionalidades da burocracia, corrupção e etc., como fazer com que essa sociedade interaja e volte a acreditar no gestor público? E quais as melhores atitudes para trazer esta influência para o campo de políticas públicas?

DEFINIÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA

Na verdade, existem diversas definições de políticas públicas segundo alguns teóricos as políticas públicas “são diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre o poder público e

Relacionados