TRABALHOFISIO_

328 palavras 2 páginas
Os músculos são contraídos através de um sistema de condução elétrica e é a interação entre algumas estruturas que desencadeiam a processo de contração em si.
O impulso elétrico chega as terminações nas fibras musculares pelo nervo motor através do potencial de ação. Nessas terminações o nervo secreta uma quantidade pequena de substancia que irá conduzir o estímulo elétrico essa substância é a acetilcolina. A acetilcolina irá agir em um local da membrana da fibra muscular para abrir múltiplos canais. A abertura desses canais fará com que ocorra a difusão de grande quantidade de íons sódio para o lado de dentro da membrana das fibras musculares. É essa perfusão que desencadeia o potencial de ação da membrana.
O potencial se propaga por toda a extensão da membrana de fibra muscular e é conduzida pelo centro da fibra. Os filamentos de miosina e actina se movimentam e desencadeiam o processo contrátil através de forças atrativas ativadas pelos íons cálcio
Após um alguns segundos, os íons cálcio voltam para o reticulo sarcoplasmático, por um sistema de bomba específico. Lá permanecem armazenados até que novo potencial de ação muscular inicie. É essa retirada de íons cálcio das miofibrilas que faz com que a contração muscular cesse.

Além da etapa macroscópica da contração ocorrem diversos processos a nível molecular que são responsáveis por desencadear e manter as contrações musculares.
Durante o processo de contração muscular, o músculo pode se encontrar no estado relaxado onde os filamentos de actina mal se sobrepõem e suas extremidades se estendem de um disco Z a outro disco Z, já no estado contraído há uma tração entre os filamentos de actina onde estes são tracionados por entre os filamentos de miosina, de forma que a extremidade de uma se sobrepõem sobre as outra. A forca da interação entre as pontes cruzadas como já dito produz a contração através do deslizamento entre os filamentos de miosina e actina. Na condição chamada de repouso, essas forças não estão

Relacionados