Trabalhofilosofia01

760 palavras 4 páginas
Escolástica – Argumentação e Discussão

A Escolástica inventou um método para discussão de ideias filosóficas conhecida como Disputa, que consistia em apresentar uma tese, que defendia ou refutava com base em argumentos encontrados na Bíblia, na obra de Platão, Aristóteles; e demais Padres da Igreja. Durante a Idade Média, aconteceu um sincretismo entre as crenças religiosa e o conhecimento clássico. Assim os filósofos começaram a acrescentar assuntos importantes em sua filosofia, como as questões Divinas. Surge também na época a Teologia, que é a filosofia cristã, onde um dos temas mais discutido é a prova da existência de Deus e da Alma. Era necessário comprovar a existência do criador e do espirito humano imortal. Entre os assuntos encontrado na Filosofia Medieval estão a hierarquia entre os seres existentes(relação entre superiores e inferiores), domínio de papas e bispos sobre reis e barões, separação e diferença entre espírito e corpo, fé e razão, Deus e homem.

Maimônides, Nahmanides, Yeuda ben Levi, Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli, Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, São Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockhan, Roger Bacon e São Boaventura, são considerados os principais nomes da Filosofia Medieval.

Argumentos que nos levam a Deus:

A discussão filosófica no ocidente da existência de Deus começou com Platão e Aristóteles, que formularam argumentos que hoje podem ser classificados como cosmológicos. Outros argumentos foram propostos por Santo Anselmo, que formulou a ideia que podemos deduzir a existência de Deus pela mera ideia deDeus, dizendo que : “Existir é maior que não existir, por isso Deus deve existir.” Descartes que disse que a existência de um Deus benevolente era logicamente necessária, e Immanuel Kant argumentou que a existência de Deus pode ser deduzida a partir da existência do bem.

O primeiro argumento ontológico foi feito por Anselmo de Cantuária, que propõe o seguinte:

Existe na mente de

Relacionados